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Mercedes-Benz amplia a linha Axor e apresenta atualizações mecânicas

A Mercedes-Benz está atualizando sua linha de caminhões extrapesados com lançamento de novos modelos e atualizações técnicas nos trens de força. As novidades da gama incluem o lançamento do Axor 3131 6×4 fora de estrada, com PBT de 31,5 toneladas; a adição do câmbio automatizado Mercedes PowerShift nos Axor 1933 e 2533; o Axor 6×2 rodoviário com nova distância entreeixos de 3.100 mm; nova geração de eixos traseiros sem redução nos cubos para as versões rodoviárias 6×2 e 6×4; e suspensão a ar no chassi nas versões 4×2, 6×2 e 6×4.

Mercedes Axor 3131
Mercedes Axor 3131

No pacote de lançamentos, o grande destaque da marca é o novo modelo Axor 3131 com tração 6×4, que será apresentado na Fenatran 2013. Desenvolvido para severas operações fora-de-estrada, o caminhão sucessor do 2831 é indicado pera a Mercedes-Benz para a agroindústria canavieira e madeireira, mineração, construção civil e obras de infraestrutura em  locais sem pavimentação, pistas de terra e cascalho, topografia irregular e grandes aclives e declives. De acordo com a fabricante, o modelo vem equipado com o motor OM 926 LA, com tecnologia BlueTec5 (utiliza sistema SCR de redução catalítica) e potência de 306 cv a 2.200 rpm e torque de 1.200 Nm entre 1.200 e 1.600 rpm.

A transmissão é composta pela caixa semi-automatizada ComfortShift G-211 de 16 marchas, com acionamento de troca de marchas feito por um conjunto de válvulas eletropneumáticas controladas eletronicamente, não existindo ligação mecânica entre a alavanca seletora de marchas e o câmbio. A caixa de velocidades, ainda segundo a Mercedes, possui um sistema de segurança que protege o motor, a embreagem e a transmissão contra situações extremas de rotação e torque.

A Mercedes destaca também no lançamento os eixos traseiros HD7/HL7, com redução nos cubos de roda, reforçados, com capacidade técnica para 13 toneladas cada um. Este conjunto de eixos traseiros, segundo a fabricante, é o mesmo utilizado em caminhões Axor fora de estrada com maior capacidade de carga, como os modelos 3341, 3344, 4141 e 4144 – todos também com tração 6×4. A fabricante explica que os eixos traseiros contam com redução nos cubos, bloqueio transversal e longitudinal do diferencial, suspensão tandem com molas, amortecedores e barra estabilizadora.

O Axor 3131 ainda sai de fábrica equipado com freio ABS, freio-motor Top Brake e freios a tambor. Como opcional, pode receber o retarder (disponível a partir do 1º trimestre de 2014) e sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças.  O novo extrapesado é oferecido pela Mercedes nas versões basculante (K), betoneira (B) e produção de concreto e plataforma (P), para bombas de concreto, plantio e colheita de cana-de-açúcar, madeira de reflorestamento e serviços de apoio no campo, entre outras aplicações.

Câmbio automatizado e novos eixos
Além do Axor 3131, a Mercedes também anuncia que, a partir do 1º trimestre de 2014, vai equipar os modelos Axor 1933 e 2533, rodoviários, com a caixa de velocidades PowerShift G241 de 16 marchas, mecânica com acionamento totalmente automatizado, sem pedal de embreagem e última marcha direta.

Mercedes Axor 1933
Mercedes Axor 1933

A fabricante detalha que o câmbio traz como novidade a função EcoRoll, que coloca a transmissão do veículo em “neutro” de forma segura e controlada sem a intervenção do motorista, o que reduz o consumo de combustível. Adicionalmente, há a opção do modo Power que durante 10 minutos libera mais rotação do motor para facilitar ultrapassagens e subidas.

Alguns modelos da linha também ganharam eixos traseiros sem redução nos cubos também para as versões 6×2 e 6×4 da linha Axor rodoviária nas configurações de semirreboques de 3 eixos convencionais com PBTC de 48,5 a 53 toneladas, bitrem com PBTC de 57 toneladas e bitrenzão/rodotrem com PBTC de 74 toneladas. Com a introdução desses eixos, a fabricante explica que os modelos Axor 2536, 2541 e 2544 passam a ser equipados com a transmissão  PowerShift G281, de 12 marchas com ultima marcha direta, e os Axor 2641 e o 2644 receberão a caixa PowerShift G330, também de 12 marchas.

Mercedes Axor 2544
Mercedes Axor 2544

Cabine com suspensão pneumática e novo entre-eixos
Outra novidade da Mercedes-Benz para a linha é a suspensão pneumática na cabina, lançada este ano no mercado para as cabinas leito dos extrapesados rodoviários 4×2, 6×2 e 6×4 com motor OM 457.  Para aplicações equipadas com a suspensão pneumática do chassi que usam semirreboques longos, a Mercedes-Benz passa a oferecer, a partir de janeiro de 2014, entre-eixos de 3.100 mm para os cavalos-mecânicos Axor 2536, 2541 e 2544, com tração 6×2.

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