Entenda por que o componente pode gerar ruído mesmo após troca recente
Carlos Renir, proprietário de um Chevrolet Astra 2.0 2008, relatou que o motor emite um ruído, uma espécie de assobio vindo da correia dentada em dias frios. O detalhe é que a correia havia sido substituída pouco mais de um ano antes, o que gerou dúvida sobre ser algo normal ou sinal de falha. Claro, a Revista O Mecânico foi atrás dessa resposta no quadro Mecânico Responde.
Ulisses Miguel foi direto: “Esse tipo de ruído não é normal, em dias frios ou quentes. O assobio indica que a tensão da correia não está correta, podendo estar esticada demais ou frouxa”.
O consultor técnico reforçou que a correia dentada é um componente crítico para o sincronismo do motor, e qualquer anomalia deve ser verificada de imediato. “A recomendação é procurar um mecânico e pedir o ajuste da tensão da correia. Assim, você evita desgaste prematuro e até risco de quebra”, alertou. A manutenção preventiva é fundamental nesse caso, já que a falha na correia pode levar a danos sérios no motor, como empeno de válvulas ou quebra de componentes internos.