As colaboradoras da Mastra Indústria e Comércio, Flávia Cristina da Silva e Pamela Siqueira, do Departamento de Logística, ministram voluntariamente palestras sobre aquecimento global e poluição atmosférica em escolas públicas e particulares de Limeira/SP. Flávia e Pamela iniciaram o projeto em junho deste ano, solicitando às escolas da cidade um espaço para levar esse assunto aos estudantes. Até o início do mês de setembro, as colaboradoras já visitaram 18 escolas, realizando 141 palestras, atingindo mais de 12 mil alunos, de todas as idades.
As palestras, acompanhadas por especialistas das áreas de Logística e Engenharia da Mastra alertam para as causas do aquecimento global, da poluição atmosférica, do efeito estufa, as conseqüências que estes acontecimentos podem causar ao planeta e o que cada um pode fazer para mudar essa realidade. “Este projeto é voluntário e buscamos fazer a nossa parte através da conscientização”, afirma Flávia.
As voluntárias destacam na explanação um relatório recentemente divulgado pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), que revela que o município de Limeira está saturado por ozônio e partículas inaláveis na composição do ar, com valores acima do PQAR (Padrões de Qualidade do Ar), e é considerado um dos índices mais altos do Estado. “Hoje Limeira possui cerca de 150 mil veículos, ou seja, um carro para cada dois habitantes”, alerta Pamela.
Além das palestras, a empresa realiza junto às escolas um concurso de desenhos, onde o aluno produz uma história ilustrada com o tema “Aquecimento Global: Vamos acabar com este mal e a importância do uso de catalisadores nos veículos”. Uma equipe da Mastra irá escolher a história mais criativa. O primeiro colocado ganhará um MP3, o segundo, dois ingressos para o Hopi Hari com R$ 100,000 em despesas pagas pela empresa e o terceiro, um kit Mastra. O resultado será divulgado no site da Mastra, no dia 05 de novembro.
Os alunos ainda recebem um panfleto que dá direito aos pais realizar uma revisão gratuita do catalisador em quatro centros automotivos credenciados. Durante a revisão o motorista ganha um squeeze e se a troca for necessária é concedida uma mochila como brinde.