Mastra e Umicore desenvolvem catalisador de reposição bicombustível

A Mastra Escapamentos e Catalisadores, em parceria com a empresa belga Umicore, desenvolveram uma linha de catalisadores específicos no mercado de reposição para carros bicombustíveis, denominado Catflex. “A tecnologia Catflex possui melhor performance com relação à conversão de gases poluentes em gases inofensivos e água que os catalisadores comuns”, explica o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra, Valdecir Rebelatto.

O motivo é que nos veículos bicombustíveis é preciso garantir as emissões na fase crítica de partida a frio, quando abastecido com álcool. Para esta situação, um catalisador com maior poder de conversão de gases se faz necessário. O Catflex se diferencia dos catalisadores convencionais por utilizar tecnologia de impregnação de uma maior carga de metais preciosos na cerâmica interna.

Os primeiros veículos bicombustíveis, ou “Flex”, foram lançados em 2003. Segundo estimativas da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), os veículos bicombustíveis continuam com grande representatividade no mercado nacional. De acordo com dados divulgados no mês de julho pela Anfavea, 87,5% dos automóveis e comerciais leves, nacionais e importados, vendidos no mercado interno em junho eram deste tipo. Em relação ao mês anterior, quando 87,6% dos veículos vendidos eram do tipo flex fuel, foi constatada certa estabilidade. Já na comparação com junho de 2007 (86,2%), ocorreu crescimento de 1,3 ponto percentual.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php