Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Marelli lança sistema de gerenciamento de baterias sem fios

Marelli gerenciamento de baterias sem fio

Tecnologia da Marelli permite a comunicação entre baterias e unidade de controle sem o uso de fios, gerando diversos benefícios

 

A Marelli apresenta uma nova tecnologia de gerenciamento de baterias para veículos elétricos sem fios, disponível a partir do segundo trimestre de 2022 e que deverá equipar os lançamentos já em 2024. A novidade foi batizada de wBMS, da sigla em inglês para Wireless Distributed Battery Management System.

De acordo com a empresa, esse sistema permite a comunicação entre baterias e unidade de controle sem uma conexão física através de cabeamento elétrico, normalmente necessária em outras arquiteturas. Com isso, oferece maior flexibilidade, eficiência e confiabilidade, além de reduzir os custos.

A Marelli destaca que essa tecnologia oferece redução de 90% na necessidade de fiação, diminuindo a complexidade na montagem e gerando espaço para o uso de baterias maiores. Outro benefício é o menor peso e consequente maior eficiência energética, aumentando a autonomia do veículo com a mesma carga.

“O sistema sem fio BMS representa um ponto de inflexão para a indústria automotiva, pois elimina a necessidade de cabos, conectores e fiação típicos dos sistemas tradicionais de gerenciamento de bateria”, disse Razvan Panati, chefe da Power Electronics Technology da divisão de Eletrificação Automotiva da Marelli.

“O sistema BMS sem fio e o sistema BMS com fio da Marelli foram desenvolvidos com arquiteturas básicas idênticas, porém suportadas por dois modos de comunicação e interfaces diferentes. Nossa tecnologia pode, assim, ser aplicada a várias plataformas de veículos com modificações mínimas; essa flexibilidade garante uma redução importante nos custos de engenharia e permite que a Marelli disponibilize essa tecnologia de ponta para o mercado de massa”, completa.

O wBMS pode ser fornecido com um aplicativo de software que usa algoritmos avançados baseados na técnica patenteada “Sensor Fusion”, fornecendo assim os parâmetros fundamentais de cada célula de bateria. E BMS atua como o “cérebro” da bateria, gerenciando a energia armazenada, controlando e fornecendo informações sobre as condições de funcionamento e o estado da bateria, entre outras funções.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php