A Marelli e a XenomatiX, fornecedora da tecnologia “solid state LiDAR”, firmam parceria para o desenvolvimento técnico e comercial no campo de condução autônoma. A XenomatiX fornecerá para a Automotive Lighting, divisão de iluminação automotiva da Marelli, os módulos “solid state LiDAR” destinados a sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e funcionalidades de direção autônoma (AD).

As empresas também adotam a tecnologia de Inteligência Artificial (AI) derivada da “Smart Me Up”, startup francesa adquirida pela Marelli em 2018. Recursos como assistência na mudança de faixa, piloto automático ou assistência em situações de tráfego intenso dependerão fortemente dos sistemas LiDAR.

A Marelli explica que as linhas de produtos XenoTrack e XenoLidar da empresa já conquistaram muitos fornecedores Tier-1 e montadoras de primeiro nível, transformando a XenomatiX em um dos integrantes mais importantes e experientes desse segmento de mercado.

Aproveitando os investimentos em tecnologias de percepção, a multinacional poderá integrar sistemas para o reconhecimento e classificação de objetos baseados em inteligência artificial, com os módulos LiDAR criados com a XenomatiX, a fim de apoiar fabricantes de automóveis internacionais na evolução da mobilidade.