A Marelli Cofap alerta os motoristas sobre a importância da revisão da suspensão dos veículos antes de viajar nas férias escolares. Segundo a fabricante de autopeças, dependendo da intensidade de uso do veículo e do modo de condução do motorista, os componentes internos do amortecedor podem apresentar problemas como desgaste do tubo de pressão e do pistão, fadiga das molas das válvulas. Pode ocorrer também amassamento dos tubos, empenamento das hastes ou vazamento de óleo causado pelo desgaste do selo retentor da haste, que são avarias visíveis. Nesses casos, a Marelli recomenda a troca imediata do amortecedor.

As molas merecem atenção quanto a trincas, batidas de elo e ferrugem. Já pneus e rodas precisam de revisão quanto a desgastes, pressão e balanceamento. O sistema de direção deve ser avaliado em relação ao alinhamento, existência de vazamentos do fluido hidráulico e folgas em pivôs, barras e terminais. No caso das bandejas, também conhecidas como braços oscilantes, por exemplo, é importante analisar a folga nas buchas.

É fundamental observar também o estado de conservação das lonas e pastilhas, discos e tambores de freio de freio, dependendo do modelo do veículo, assim como vazamentos de fluídos no sistema hidráulico da caixa de câmbio e de arrefecimento do motor.

Lâmpadas e faróis devem estar sempre regulados e respeitar a legislação para que o sistema de iluminação funcione de forma eficiente e evitando o risco de prejudicar o motorista que vem em sentido contrário. É preciso ficar atento a lentes embaçadas e infiltração de água.

O sistema elétrico, cujos principais componentes são o alternador e a bateria, também deve ser verificado. Caso apresente algum defeito no alternador, todo o sistema elétrico do carro fica comprometido, influenciando no funcionamento da bomba de combustível, faróis, lanternas, limpadores de para-brisas e todos os acessórios de conforto e entretenimento.

Para finalizar, é essencial, ainda, checar o sistema de escapamento. Através de análise visual com o veículo num elevador, o proprietário do automóvel pode verificar a existência de pontos de oxidação e vazamento, causadores de quebras e ruídos. Lembre-se de que emissões poluentes e ruídos fora do limite permitido podem gerar sérios transtornos e multas.