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Mão na graxa

Importante para a conservação, bom funcionamento e desempenho dos componentes, a lubrificação é essencial para a manutenção dos rolamentos

Carolina Vilanova

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Os rolamentos são itens de extrema importância na estrutura de alguns sistemas de um veículo, com a principal função de eliminar o atrito entre os componentes. De acordo com sua aplicação, existem diferentes tipos de rolamentos: de esferas, roletes cônicos ou cilíndricos e de agulhas. Todos os rolamentos, entretanto, necessitam
de lubrificação. Alguns modelos já são fabricados com o lubrificante interno e, em seguida, são completamente vedados.

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Outros precisam ser lubrificados pelo próprio profissional no momento da manutenção ou da troca desses componentes. O principal objetivo da lubrificação é proteger os componentes da oxidação, formando uma película protetora nas pistas dos anéis e corpos rolantes. Isso reduz o desgaste e prolonga a vida útil dos componentes. O profissional pode utilizar lubrificante a base de óleo ou graxa, dependendo da aplicação e das condições de operação do rolamento. “A graxa somente é usada quando a construção do equipamento não permite o óleo”, explica Antônio Miguel, do departamento de Assistência Técnica da Fag.

Se os veículos estão passando por tantas evoluções tecnológicas, os fabricantes de rolamentos e lubrificantes não deixam de acompanhar esse crescimento, lançando produtos para otimizar a durabilidade de componentes, aumentar a performance do veículo e facilitar a manutenção preventiva e corretiva.

É o caso da Fag, que desenvolveu a graxazul Plex, um produto multiuso, com especial recomendação para rolamentos, podendo ser utilizada em rolamentos do cubo de roda, colar de embreagem e alternador, onde a lubrificação é realizada a base de graxa. Esta graxa é indicada para veículos que operam em condições severas, que exigem alta performance dos rolamentos. Apropriada para todas as aplicações automotivas, seu ponto forte é a resistência que proporciona em altas temperaturas de operação sem perder sua composição original, aumentando a vida útil dos rolamentos de caminhões, ônibus e outros veículos. A manutenção deve ser realizada a cada 60 mil km.

Composição

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O complexo de lítio é o principal elemento das graxas de rolamento, atuando como uma película protetora na pista de corpos rolantes. A diferença é que a graxa comum tem de 6 a 9% do ingrediente, enquanto a Plex tem em sua composição o concentrado de 8 a 12% de lítio, resultando em uma proteção mais eficaz.

“O Importante das graxas de rolamento é o ponto de gota, ou seja, a temperatura não pode alcançar 182º C, com o veículo em funcionamento”, explica o técnico. “A graxazul Flex, entretanto, suporta a temperatura de até 250º C”, completa.

É indicada para veículos leves e pesados, que são utilizados em condições severas, como ônibus que trafega em corredores onde há pouco fluxo de ar, veículos que transportam cargas pesadas, modelos que rodam em alta velocidade etc.

Aplicação

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A quantidade necessária da graxa a ser aplicada é determinada pelas montadoras. Quando não especificado, o profissional deve engraxar de 1/3 a metade do espaço livre no rolamento. Se a graxa for colocada em excesso perde resistência e pode desencadear super aquecimento, com risco de estourar o retentor do rolamento.

Sempre que fizer manutenção destes componentes é preciso substituir toda a graxa e aplicar uma nova dose do produto. A peça deve ser lavada com solvente apropriado, desengraxante, e depois com água. O rolamento tem que estar totalmente seco antes de receber a graxa. O compressor de ar é uma boa ajuda para a secagem.

A graxa é aplicada com as mãos ou com uma espátula. Coloque o produto fazendo movimentos de dentro para fora, deixando que penetre direto nos corpos rolantes do rolamento. Retire o excesso e depois encaixe o anel externo. A graxa não deve ultrapassar o anel, ficando alojada nos espaços livres entre os roletes ou anéis, dependendo do modelo da peça.

Uso inadequado

A má utilização do produto pode causar contaminação no rolamento, acarretando em perda de performance e de durabilidade do componente. O excesso de lubrificante vai estourar o retentor e também causar aquecimento no rolamento. Já a falta dele ocasiona super aquecimento. O lubrificante contaminado causa ruído, oxidação e, consequentemente, a redução da vida útil do rolamento. O rolamento montado de forma inadequada também pode danificar os componetes em que atua. O produto deve ser armazenado em lugar arejado, sem misturar com outros produtos químicos e livre de umidade, pois pode oxidar o produto. Na hora da aplicação deve-se evitar que , evitando que entre poeira e impurezas. A validade é de 5 anos.

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