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Motor: Manutenção do motor B4D LS 1.0 de 3 cilindros do Renault Kwid (Parte 1)

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Veja na primeira parte desta reportagem o processo de desmontagem do motor Renault B4D LS presente no subcompacto Kwid, incluindo as sequências de aperto e possibilidades de reparo

 

texto Fernando Andrade Lalli   fotos Fernando Andrade Lalli & Lucas Porto

Lançados no mercado brasileiro em 2017 para substituir o longevo motor D4D de 4 cilindros, os motores Renault B4D 1.0 3 cilindros existem basicamente em duas variantes: o B4D HS, que estreou na família Sandero/Logan (cujo nome comercial é SCe 1.0) e o B4D LS, desenvolvido especificamente para o Renault Kwid. Embora derivem do mesmo projeto, existem diferenças construtivas fundamentais entre ambos os motores para se adequarem aos veículos em que estão embarcados.

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A principal alteração entre os dois motores é a presença de variação de fase nos dois eixos comandos de válvulas do HS, o que implica em diversas alterações subsequentes – principalmente no sincronismo e na lubrificação para obter especificações diferentes de desempenho. Enquanto o motor HS de Sandero e Logan possui potência de 82/79 cv (E/G) a 6.300 rpm e torque de 10,5/10,2 kgfm a 3.500 rpm, os picos do B4D LS no Renault Kwid são de 70/66 cv a 5.500 rpm e 9,8/9,4 kgfm a 4.250 rpm.

Nesta primeira parte da reportagem, o instrutor técnico Ricardo Ribeiro fez a desmontagem do motor B4D LS no Renault Academy Brasil, centro de treinamento dos técnicos das concessionárias da marca francesa em Jundiaí/SP. O motor estava fora do veículo, em cavalete, sem a correia de acessórios e demais periféricos. O procedimento foi feito a título de demonstração da manutenção em um motor de ensaio.

DESMONTAGEM DOS COLETORES E TAMPA DE VÁLVULAS

1) Dentro da própria variante LS existem pequenas diferenças que devem ser observadas. Por isso, em caso de dúvida, o mecânico deve consultar o índice na identificação do motor, que fica na lateral da admissão, próxima ao sensor de detonação. O motor do Kwid entre 2017 e 2021 possui índice 402. Já após a entrada em vigor do Proconve L7 em 2022, o motor foi recalibrado e seu índice é 422. Já o índice do motor B4D HS é 401.

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2) Para remover a tampa de válvulas do motor B4D LS, primeiro, é necessário remover as bobinas. Solte os parafusos de fixação com chave L 8 mm e as remova. Na montagem, o torque de aperto é 10 Nm.

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3) Antes de remover o coletor de admissão, retire o corpo de borboletas. Solte os quatro parafusos de fixação com chave ou soquete hexalobular T30 (torx) (3a). Na montagem, sempre substitua a vedação (3b). O torque de aperto dos parafusos é 15 Nm.

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4) O coletor de admissão possui sete parafusos: três superiores, próximos às bobinas, e mais quatro na fixação com o cabeçote. Comece sua remoção pelos três parafusos superiores com chave ou soquete hexalobular T30 (torx). Na montagem, o torque de aperto dos parafusos é 10 Nm.

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5) Solte os quatro parafusos da fixação do coletor de admissão com o cabeçote com chave ou soquete sextavado 8 mm. Na montagem, o torque de aperto dos parafusos é 10 Nm.

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6) Importante! As guarnições do coletor de admissão com o cabeçote e com o corpo de borboletas devem ser trocadas após cada remoção para garantir a vedação correta e evitar problemas por falsas entradas de ar. Lembre-se que as juntas em geral se deformam por esmagamento para promover a vedação das peças. E justamente por conta dessa deformação elas não podem ser reaproveitadas.

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7) Para retirar a rampa (“flauta”) de injeção, solte os quatro parafusos de fixação também com chave ou soquete sextavado 8 mm. Na montagem, o torque de aperto dos parafusos é 10 Nm.

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8) Após remover os parafusos de fixação, puxe a rampa de injeção com cuidado para não danificar os injetores, que ainda estão encaixados no cabeçote. Importante: na instalação, troque as vedações dos injetores no cabeçote.

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9) Para soltar o protetor de calor do coletor de exaustão, retire os cinco parafusos de fixação com chave ou soquete sextavado 8 mm.

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10) Antes de retirar a sonda lambda pré- -catalisador, solte seu chicote dos suportes e fixações. Para remover a sonda do coletor, utilize soquete apropriado ou chave 22 mm (10a).

Obs: A sonda lambda pré-catalisador do motor B4D LS é de banda larga, com cinco fios. Já a sonda pós-catalisador é do tipo convencional, com quatro fios (10b).

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11) O coletor de exaustão é preso ao cabeçote com quatro porcas autotravantes também de 8 mm. Na montagem, o torque das porcas é 10 Nm.

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12) Remova a junta do coletor de exaus- tão, que também deve ser trocada após cada remoção.

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13) O sensor de fase do motor B4D LS fica no comando da exaustão e é preso por um parafuso T30.

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14) Antes de seguir para a soltura da tampa de válvulas, retire a tampa de enchimento do óleo de motor, da qual também faz parte a vareta de nível do lubrificante no cárter.

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15) Com todos estes itens removidos, é possível fazer a retirada da tampa de válvulas. Solte os doze parafusos de fixação na ordem inversa à de aperto com chave ou soquete sextavado 8 mm (15a). Na montagem, siga a ordem de aperto correta (15b) e aplique o torque de 10 Nm.

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16) A tampa de válvulas é colada ao cabeçote com junta líquida. Por isso, é necessário utilizar uma ferramenta adequada de corte. Insira a ferramenta no chanfro entre as peças e faça o corte passando-a por toda a área de contato com o auxílio de um martelo de neoprene ou com ponteira plástica de outro tipo que minimize o impacto. Faça o movimento com cuidado e com a ferramenta correta para fazer o descolamento sem causar danos à face do assentamento no cabeçote (16a). Após isso, remova a tampa (16b).

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Obs. 1: A ferramenta de corte de vedações de silicone usada nesta reportagem pode ser adquirida nas concessionárias Renault e possui código Mot. 1716.

Obs. 2: Por conta deste processo de desmontagem, que pode prejudicar o assentamento da peça plástica em relação ao cabeçote, a Renault preconiza a troca da tampa de válvulas a cada remoção (16c).

Obs. 3: A norma da Renault para a junta líquida de silicone que deve ser utilizada na montagem é 7711579085 (silicone preto com faixa de temperatura de trabalho de -55°C a +200°C). Todas as aplicações de junta líquida neste motor utilizam este produto (16d).

Obs. 4: A norma da Renault para o produto de remoção da junta líquida para a limpeza da superfície de contato é 7711238181 (aerossol super agente de limpeza).

DESMONTAGEM DA TAMPA DO SISTEMA DE SINCRONISMO

17) Para remover a bomba d’água, solte os quatro parafusos de fixação com chave ou soquete sextavado 8 mm. Faça o desaperto em ordem de “X”, começando pelo parafuso inferior esquerdo. Na montagem, siga a ordem inversa e aplique o torque de 10 Nm.

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18) Para soltar a polia damper do vira- brequim, antes, é necessário fazer o travamento do volante do motor. Com o motor no veículo, será necessário remover o motor de partida. Neste passo a passo, Ricardo fez o travamento com a ferramenta Renault Mot. 582-01.

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19) Com o volante travado, solte o pa- rafuso de fixação da polia damper com um soquete sextavado 19 mm e um cabo de força. Na montagem, o torque de aperto deve ser aplicado em duas etapas: 50 Nm + angular 180°.

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Obs: Ricardo Ribeiro afirma que, na montagem, o torque angular pode ser dividido em etapas menores (dois movimentos de 90°, por exemplo) porque a fixação da peça é feita por um parafuso só. Em peças onde há vários parafusos, dividir as etapas do torque angular pode interferir no assentamento da peça.

Importante! Como este parafuso da polia damper sofre torque angular, ele deve ser trocado após a remoção.

20) Para remover a polia damper, utilize um sacador de polias apropriado (20a). A polia damper é chavetada, portanto, só tempo uma posição de encaixe (20b). O retentor da ponta do virabrequim também deve ser trocado a cada remoção (20c).

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21) Solte os dois parafusos de fixação do suporte de remoção do motor com chave ou soquete sextavado 8 mm. Na montagem, o torque de aperto é 14 Nm.

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22) A tampa do sincronismo possui quinze parafusos. Solte-os na ordem inversa da sequência de montagem. São doze parafusos com cabeça sextavada 8 mm (em vermelho, torque de aperto na montagem: 10 Nm) e três parafusos de 10 mm (em verde, torque de aperto na montagem: 25 Nm).

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23) Para descolar a tampa do sincronismo do bloco e do cárter, utilize novamente a ferramenta de corte de vedações de silicone de código Mot. 1716. Desta vez, faça o descolamento nos pontos específicos (23a e 23b) para não causar danos ao assentamento das duas peças de metal. Depois, faça uma alavanca no ponto indicado para separar as peças (23c).

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24) A bomba de óleo é construída na própria tampa do motor e é acionada pelos chanfros da engrenagem do virabrequim (24a) que se encaixam na bomba (24b). Atenção: na montagem, o encaixe da bomba com os dois chanfros deve ser perfeito. Caso entre forçado ou sobreposto, vai estragar a bomba de óleo e terá que ser trocada.

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DESMONTAGEM DO SINCRONISMO

25) Para girar o motor livremente e colocá-lo em PMS (ponto morto superior), retire as três velas com soquete 14 mm apropriado para a função. Na montagem, o torque das velas é 23,5 Nm.

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26) Retire a ferramenta de travamento do volante para girar o motor até atingir o PMS do 1º cilindro (lado do sincronismo). Utilize uma haste ou outra ferramenta apropriada sobre a cabeça do pistão para identificar o momento em que ele atinge o ponto morto superior. Neste momento, é possível ver nos elementos de sincronismo os pontos corretos: a marca da polia de exaustão na posição de 11 horas, a marca da polia de admissão na posição de 1 hora (26a) e a marca da polia do virabrequim exatamente na posição de 6 horas (26b). Ao comprovar que os elementos estão todos em posição correta, trave novamente o volante do motor.

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Obs: Os elos coloridos da corrente ficam de um lado só e devem ser posicionados voltados para fora. Portanto, indicam não só os pontos de sincronismo como também o lado de montagem e sentido de rotação da corrente.

27) Caso seja necessário remover as engrenagens dos comandos, faça a quebra do torque dos parafusos antes de remover a corrente. Não é possível fazer essa soltura depois de remover a corrente. Utilize duas chaves: uma chave de boca 21 mm para segurar o eixo comando pelo seu sextavado, e uma chave de força com soquete 13 mm para soltar o parafuso. Na montagem, o torque dos dois parafusos é de 70 Nm.

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28) Para remover a corrente de comando, antes, é necessário travar e remover o seu tensionador. Pressione o apoio da corrente e aplique um clipe para travar o trilho do êmbolo do tensionador (28a). Depois, solte os dois parafusos de fixação com chave sextavada 8 mm. Na montagem, o torque desses parafusos é 10 Nm (28b).

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29) Com a corrente livre, já é possível tirar os apoios e a engrenagem do virabrequim. Perceba que, assim como a polia damper, a engrenagem do virabrequim é chavetada, portanto, só tem uma posição de montagem.

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30) Ao removê-los, observe se os apoios estão desgastados. Se estiverem, a substituição é obrigatória.

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31) Da mesma forma, a própria corrente não pode ter fissuras na parte interna dos elos ou outros sinais de desgaste. Se houver, também requer substituição (31a).

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Obs: Não existe previsão de troca preventiva para o kit de sincronismo (corrente, apoios, polias etc.) (31b). Contudo, pode haver desgaste de corrente e apoios por desalinhamento do sistema ou falha de lubrificação. Ricardo lembra que o óleo correto indicado para este motor B4D LS é o SAE 10W40 com classificação de desempenho ACEA A3/B4 que atende à norma Renault RN0700.

32) Sem a corrente, é possível remover também as engrenagens dos eixos comandos de válvulas. Elas são identificadas com as letras “I” (“intake”, admissão) e “E” (“exaust”, exaustão) (32a) e também possuem chavetas na face interna (32b) para permitir apenas uma posição de montagem nos comandos (32c).

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DESMONTAGEM DO CABEÇOTE E DO VOLANTE

33) Para que seja possível diferenciá-los, os eixos comandos de válvulas dos motores B4D são identificados por cores. O eixo de admissão pode ter cores branca ou azul e o de escape, laranja ou verde.

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34) Solte as capas dos mancais do eixo comando de admissão e de exaustão (34a). Primeiro apenas afrouxe os parafusos dos mancais com chave L 8 mm, depois solte tudo. A ordem de soltura é inversa à do aperto

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(34b). Na montagem, o torque dos parafusos de fixação dos mancais do comando é 6 Nm (pré-aperto em todos) + 10 Nm.

Obs: Todas as seis capas dos comandos são diferentes uma da outra e só se encaixam nos respectivos mancais. Por isso, a marcação não é obrigatória (34c).

35) Cada comando possui um castelo, onde ficam localizados os tuchos (“copos”) de regulagem das válvulas. Os castelos são presos apenas pelos mancais, então neste momento eles já estão soltos. Basta remover todo o conjunto na exaustão (35a) e na admissão (35b). Cuidado na remoção para que os tuchos não caiam.

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36) Solte o cabeçote com soquete sextavado 10 mm e cabo de força (36a). A ordem de soltura é o inverso da montagem: de fora para dentro em caracol. Comece pelo parafuso do lado da exaustão mais próximo ao volante, depois o do lado da admissão mais próximo ao volante e assim por diante. Remova o cabeçote (36b).

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Obs. 1: Na montagem, a troca dos parafusos de fixação do cabeçote é obrigatória. Siga a ordem do aperto (36c) e aplique o torque de 15 Nm (pré-aperto em todos) + angular 300° (±20°).

Obs. 2: A altura mínima do cabeçote deste motor é 93,03 mm. Abaixo disso, o cabeçote está “morto” e deve ser obrigatoriamente trocado. A Renault não recomenda qualquer outro recurso alternativo de reparo caso o cabeçote não atenda a essa especificação.

37) Solte a junta de metal (37a). A junta possui apenas um lado de montagem e deve ser substituída a cada remoção. Perceba que ela é grudada nas duas pontas do lado do sincronismo por um fio de junta líquida (37b). Isso é preconizado na montagem.

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38) Tanto o cabeçote quanto o bloco do motor são de alumínio. O instrutor Ricardo Ribeiro chama a atenção para as camisas dos cilindros, que são usinadas juntas com o bloco. As paredes da camisa possuem um tratamento chamado “body spray coating” para dar a elas uma camada de dureza maior e diminuir o desgaste. Por conta desse tratamento, a retífica das camisas de cilindro é proibida.

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Obs: A deformação máxima do plano de junta (empenamento do bloco) é de 0,03 mm. Porém, a correção com retífica também não é recomendada.

39) Para soltar o volante, ele precisa estar travado pela cremalheira com a ferramenta apropriada. Na montagem, todos os parafusos devem ser trocados devido ao uso de trava química. A furação é única, ou seja, o volante não se encaixa em outra posição. A ordem de aperto é cruzada e o torque final deve ser dado em duas etapas: 10 Nm + angular 50° (±6°).

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Obs: A literatura técnica da Renault não prevê tolerância de medida de espessura ou empenamento para o volante deste motor. Portanto, em caso de reparo na embreagem, o procedimento de reparo com retífica, seja no torno ou com outra ferramenta, não pode ser tecnicamente recomendado.

DESMONTAGEM DO CÁRTER, BLOCO DO MOTOR, PISTÕES E VIRA BREQUIM

40) Comece a soltar o cárter removendo os oito parafusos de fixação com soquete 8 mm. Comece pelo parafuso do lado da exaustão mais próximo do sincronismo e siga em sentido cruzado, de fora para dentro. A sequência de soltura é o inverso da montagem. O torque de aperto dos parafusos é 12 Nm.

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41) O cárter é colado com ao bloco com junta líquida. Para soltá-lo, é necessário fazer uma alavanca nos pontos específicos de poio (41a). Faça o descolamento (41b) antes de removê-lo (41c).

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42) Para soltar o flange que segura o retentor do virabrequim, retire os quatro parafusos com chave 8 mm. A sequência de soltura é em caracol, no sentido anti-horário, começando pelo parafuso lado admissão mais afastado do virabrequim. Na montagem, a ordem é inversa e o torque de aperto dos parafusos é 10 Nm.

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43) Após retirar os parafusos de fixação, utilize um martelo de borracha ou nylon para descolar e remover o flange (43a). Esse retentor deve ser substituído a cada remoção (43b).

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44) Marque as capas de biela antes da remoção com uma caneta apropriada. Nunca utilize ferramentas de marcação puncionada. Em seguida, solte-as com chave L 10 mm (44a). As bielas são fraturadas e só se encaixam com as capas em uma posição (44b).

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Obs: Na montagem, a troca dos parafusos de fixação das capas de biela é obrigatória. O torque deve ser aplicado em duas etapas: 15 Nm + angular 150° (±10°).

45) Utilize uma ferramenta apropria- da para remover os pistões que não machuque o bloco ou a face das camisas.

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46) Na remoção do pistão, cuidado com o bico do jet oil (canal de resfriamento do pistão por jato de óleo lubrificante). Caso prefira remover o jet oil, o torque de seu parafuso de fixação na montagem é 10 Nm.

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47) Marque também na remoção os pistões (47a) e as bronzinas (47b). Nunca utilize ferramentas de marcação puncionada. Repare que a seta dos pistões sempre aponta para o sincronismo.

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48) Marque os quatro mancais do virabrequim antes da remoção com uma caneta apropriada (48a). Nunca utilize ferramentas de marcação puncionada. A capa do primeiro mancal já vem com o número e a seta, indicando sentido de montagem (48b).

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49) Solte os parafusos dos mancais do virabrequim com soquete estriado 9 mm (49a). A sequência de soltura é o inverso da montagem (49b).

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Obs: Na montagem, a troca dos parafusos de fixação dos mancais do virabrequim é obrigatória. Siga a ordem de aperto (sequência em caracol, de dentro para fora) (49C) e aplique o torque de Torque dos parafusos do mancal do virabrequim: 20 Nm + angular 200° (±10°).

50) Repare que a bronzina do 1º mancal tem um polímero específico tanto na capa do mancal quanto no lado do bloco. Isso acontece porque essa bronzina, especificamente, sofre mais desgaste que as demais por esforço de trabalho. Por isso, em caso de troca, nunca use ali uma bronzina normal.

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(50)

51) Retire o virabrequim e examine seus munhões e moentes quanto a desgaste irregular. A literatura técnica da Renault não prevê a retífica do virabrequim, portanto, o procedimento não é recomendado. A folga radial de munhões e moentes deve estar entre 0,016 mm e 0,44 mm.

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(51)

52) O segundo mancal do virabrequim no lado do bloco abriga os calços laterais de ajuste da folga axial. Sua aferição deve ser feita com relógio comparador e o virabrequim devidamente instalado. A folga axial deve ficar entre 0,099 mm e 0,301 mm. Caso esteja fora dessa faixa, substitua os calços por outros de espessura diferente conforme o necessário. Os calços de ajuste devem ter espessura entre 1,900 e 1,950 mm.

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53) A identificação da classificação das bronzinas de biela é feita cruzando as letras em cada uma das capas de bronzina com a inscrição que está na segunda linha do virabrequim, com 3 letras. Neste motor usado na reportagem, as capas de biela tinham as letras C, G e E (1º, 2º e 3º cilindro, respectivamente) (53a, 53b e 53c) e a inscrição da segunda linha no virabrequim era D-M-F (53d). Cada combinação de letras resulta em um código que, na tabela de cores, corresponde a uma combinação de bronzinas diferente. Aqui, no 1º cilindro, as letras C-D levam ao código 2 (bronzinas azuis em ambos os lados). No 2º cilindro, G-M significa o código 01 (lado biela: amarela; lado capa: vermelha). E no 3º cilindro, E-F dá o código 12 (lado biela: vermelha; lado capa: azul). A combinação de letras pode variar de motor para motor e a tabela está disponível somente nas concessionárias Renault.

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54) A classificação das bronzinas dos mancais do virabrequim segue exatamente a mesma lógica das bielas. Os códigos a serem usados são os do bloco (neste caso: E-G-H-J) (54a) e da primeira linha do virabrequim (neste caso: J-H-L-S). As letras correspondem aos quatro mancais, sempre começando pelo 1º mancal do lado do sincronismo. Na compra das bronzinas da concessionária, não se esqueça de pedir a bronzina específica para o 1º mancal, com o polímero (54b).

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(54a_54b)

MONTAGEM DOS COMPONENTES INTERNOS E SINCRONISMO

Siga a ordem inversa da desmontagem, observando os detalhes a seguir:

55) Com a cinta apropriada, faça a instalação dos pistões (55a). Antes, posicione a abertura dos anéis a 120 graus uma da outra (55b). Na montagem, observe que a seta do pistão fica voltada para a frente do motor, ou seja, o sincronismo (55c) . Cuidado mais uma vez com o jet oil, caso não tenha o removido. É recomendável passar o óleo de motor indicado para lubrificar as peças móveis e a camisa do cilindro na instalação.

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(55a_55b_55c)

56) Na montagem do virabrequim, não se esqueça de instalar os calços de ajuste axial e medir a folga.

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(56)

Importante! Antes de instalar o cabeçote, posicione os três pistões à meia altura (com o 1º pistão subindo a caminho do PMS) para não atropelar as válvulas no momento do sincronismo.

57) Faça a limpeza da face de assentamento do bloco com o cabeçote. Nunca reaproveite a junta de cabeçote velha. Na instalação, aplique dois fios de silicone (junta líquida) para segurar a junta na posição nos pontos indicados.

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(57)

58) Com o cabeçote instalado e as polias dos comandos encostadas, coloque tanto os comandos quanto o virabrequim nas posições aproximadas do sincronismo: ponto da exaustão às 11 horas, admissão à 1 hora e virabrequim, às 6 horas. Em seguida, encaixe a corrente posicionando os elos coloridos coincidindo com os pontos das polias. Depois, encaixe os apoios e o tensionador. Retire o clipe para tensionar a corrente e aplique o torque de aperto nas polias de comando com 70 Nm.

Matéria_Manutenção do motor B4D LS 1.0 3-Cilindros-Renault Kwid-Ed344-(58)

 

 

 

 

 

Comentário em “Motor: Manutenção do motor B4D LS 1.0 de 3 cilindros do Renault Kwid (Parte 1)

  1. Ola, boa noite!

    Simplesmente estou gostando muito dos conteúdos.
    Em minha cidade apesar de ter pouos carros Renault eu adoro trabalhar com as marcas como cintroem e Peugeot também.
    Uns falam que sou louco kkkk
    Vamos fazer a diferença então.

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