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Manutenção do ABS do Palio

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Confira os procedimentos de diagnóstico e reparo dos componentes do sistema de freios anti-blocante de um dos carros mais populares da Fiat, o Palio

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Será cada vez mais comum entrar um carro na sua oficina equipado com freios ABS, já que se tornou um item de série obrigatório para os modelos fabricados a partir de 2014, de acordo com a Resolução 311/2009 do Contran. Estamos falando de todos os veículos, ou seja, até mesmo aquele popular mais barato sem vidro elétrico ou ar-condicionado terá na sua restrita lista de equipamentos o sistema de freios com ABS e o air bag duplo. Ponto para o governo por entender a necessidade desses itens para garantir a segurança e ponto para o mecânico que já está se familiarizando com o assunto.

Vindo da indústria das aeronaves, o freio ABS (Anti-lock Braking System, ou seja, sistema de freios anti-blocante), foi introduzido nos automóveis pela primeira vez em 1978 pela engenharia da Bosch. Seu conceito faz que as rodas do veículo não travem quando o quando o pedal de freio é pisado fortemente, evitando a derrapagem e a falta de aderência à pista. Na prática, o veículo não perde o controle, nem mesmo em pisos molhados.

O ABS é um sistema eletrônico que, por meio de sensores, faz o monitoramento de cada roda e também da velocidade do veículo, para que em frenagens de emergência, nas quais é detectado que uma roda vai travar, o módulo eletrônico do ABS faça a intervenção em milissegundos, modulando a pressão da frenagem em cada roda e impedindo que a roda trave e que o carro perca o controle.

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Unidade hidráulica, em conjunto com o comando eletrônico, permite o funcionamento do ABS

“Pela velocidade na roda, o ABS sabe que o carro está muito próximo de perder a aderência”, explica Diego Riquero, chefe do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch. “Quando o motorista pisa no freio, o ideal é que as rodas do mesmo eixo parem juntas, mas na realidade existem fatores que impedem que isso aconteça, como o tipo de pneu, o solo, o peso etc. Assim, uma roda acaba freando mais do que outra, por mais que não seja percebido e num momento uma delas vai travar”, explica. É nesse momento que o antibloqueio é acionado.

Ele esclarece que o sistema ABS mede a velocidade com que estão girando as rodas, e então consegue saber a diferença de velocidades entre elas. Se for muito ampla, está em situação de risco de bloqueio, e o sensor indica a velocidade de giro, baseado no monitoramento da velocidade das rodas.

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Os sensores do ABS atuam em cada roda, impedindo o travamento em freadas bruscas, uma situação perigosa, principalmente, em piso molhado

Funcionamento

Num sistema convencional de freio hidráulico com cilindro mestre, quando o motorista pisa no freio, aciona a alavanca que empurra o êmbolo dentro do cilindro que gera a pressão hidráulica, acionando a pinça e o sistema de freio. “O ABS tem a informação do que está acontecendo e precisa da intervenção no sistema hidráulico para evitar o bloqueio. Assim, consegue fazer com que a pressão gerada seja maior o menor em cada roda conforme a necessidade . Se foi detectado que a roda tem menor velocidade, vai intervir naquela roda”, analisa Diego.

Tudo isso é possível por meio de uma unidade hidráulica que atua juntamente com um comando eletrônico, posicionado entre o cilindro mestre e a tubulação de freios, ou seja, a pressão passa por essa unidade antes de ir para rodas, controlando individualmente a pressão das rodas.
Componentes

A) Unidade hidráulica: composta por um sistema de válvulas internas e uma bomba de pressão elétrica. Conta com o comando eletrônico, que é a parte preta blindada, que não permite reparo. No caso de avaria, troca-se o conjunto completo.

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B) Cilindro mestre: responsável por gerar pressão interna no sistema e proporcionar o deslocamento do fluido de freio por meio das tubulações até as rodas, fazendo o movimento das pinças de freios. É acoplado ao reservatório onde é armazenado o fluido de freio.

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C) Sensores de velocidade de roda: trabalham com o mesmo principio de funcionamento do sensor de rotação, ou seja, são sensores geradores de sinal. As primeiras gerações eram sensores indutivos (sinal analógico) e as novas são sensores indutivos ativos (sinal digital), ou que trabalham pelo principio hall.

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D) Roda fônica: funciona juntamente com o sensor de velocidade, gerando pulsos magnéticos interpretados pelo módulo para saber a velocidade da roda. Nos modelos mais modernos faz parte do rolamento de roda, que requer especial atenção na hora de uma eventual troca do rolamento. O sensor o sensor fica muito próximo da roda fônica mas sem contato mecânico.

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Manutenção

Nesta matéria, estamos realizamos com ajuda do técnico da Bosch, Ricardo Felippe, o procedimento de manutenção e diagnóstico do veículo Fiat Palio, que tem o sistema de ABS primeira geração, ou seja, do tipo indutivo. O primeiro passo é fazer um check up na parte eletrônica.

É bom destacar que o conjunto hidráulico, por ser um sistema de segurança, é projetado para durar mais de 20 anos sem intervenções. A única manutenção se refere à troca do fluido no prazo especificado de acordo com o manual do proprietário, com atenção para a especificação correta.

“Podemos afirmar que não pode ser utilizado fluido DOT 3 em nenhum carro equipado com ABS, pois não atende as especificações necessárias para o sistema, podendo deteriorar a unidade hidráulica. Por conta da diferença de preço, a tentação para colocar o DOT 3 é grande, mas isso vai prejudicar todo sistema”, alerta Diego.

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1) O fluido de freio deve ter a troca efetuada por prazo de validade ou por controle da sua condição, checada com a ajuda do analisador de fluido de freio, que mede a condição do fluido em relação ao nível de contaminação.

Obs: A hidroscopia é uma propriedade que todo fluido de freio tem, a condição de absorver umidade, por isso se contamina com facilidade se o reservatório não estiver hermético, ou seja, corretamente vedado. Atenção para anel de borracha. Use sempre luvas para evitar contaminação na pele.

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Diego explica que se o fluido for contaminado por agentes externos ou pelo funcionamento normal, tem uma tendência a formar água sozinho, porque atinge altas temperaturas. “O processo de frear, aquecer e esfriar, faz com que o fluido forme umidade, aquece porque é gerador de alta temperatura, e depois esfria, gerando umidade”.

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2) Não tem que se basear na cor ou na aparência, que nesse caso parece que está em ordem, mas com o aparelho, podemos verificar que o ponto de ebulição está abaixo do especificado e a troca do fluido é solicitada.

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Check up eletrônico

O próximo passo é o check up eletrônico com um scanner de diagnóstico. Vale lembrar que a luz de indicação de anomalia deve ser observada.

1) Comece instalando um aparelho de scanner automotivo no conector do módulo eletrônico do ABS.

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2) Faça a seleção dos pinos de comunicação, de acordo com o indicado na tela do computador.

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3) Faça a instalação dos pinos para testar a alimentação de tensão de bateria para o scanner (jacarés preto e vermelho).

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4) Instale em seguida, os pinos verde e amarelo, que fazem parte da linha de comunicação do scanner.

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Obs: Como esse é um veículo de treinamento, os cabos foram adaptados para melhor indicar a didática do procedimento aos alunos, o original é outro.

5) Comece fazendo um check up verificando as ocorrências na memória de erro. Neste caso, nada foi encontrado.

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6) Pelo scanner, podemos ver parâmetros de funcionamento pela função “Valores Reais”, a onde poemos ver os seguintes valores: velocidade de roda, reles que aciona as válvulas, etc.

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7) Com o auxílio do scanner, escolhendo a função Atuadores, consegue-se acionar diferentes componentes do ABS – bomba de motor, válvulas etc. Desta forma, o scanner determina se o sistema está funcionando.

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Em caso de reparo

1) No nosso caso, a roda fônica é acoplada na homocinética e, em caso de troca, é necessário somente tirar a usada e colocar a peça nova.

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2) Os sensores traseiros são iguais aos dianteiros, inclusive a roda fônica. Apenas o comprimento do cabo é que muda. Os conectores traseiros ficam debaixo do assoalho do carro.

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3) No sensor do modelo antigo tem que ser medida a resistência interna para saber se está dentro do valor determinado. Para isso, coloque os pinos do multímetro no conector do sensor ABS, que neste caso é de 1,5 Kohms.

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4) Em caso de troca do sensor, comece soltando o conector que fica dentro do capô do carro, um de cada lado para as rodas dianteiras.

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5) No caso de troca, solte o parafuso com chave allen e na sequencia desconecte o sensor.

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Cuidados na troca da pastilha e sangria

O sistema ABS é mais delicado com relação à sujeira e elementos contaminantes no circuito hidráulico. Uma pequena partícula pode deixar o sistema inoperante, por isso exige cuidados especiais. Durante a troca de pastilha, por exemplo, é necessário retroceder o pistão da pinça de freio, garantindo que não entre fluido de freio em direção da unidade hidráulica. Para isso, faça o seguinte procedimento:

Obstruir o flexível onde passa o fluido do freio com a pinça apropriada, abrir o sangrador e deixar drenar o fluido que está no êmbolo, portanto contaminado. Fazer isso em cada uma das rodas. Finalizar a instalação das pastilhas de freio, completar com fluido novo, conforme a especificação no reservatório, realizando a sangria em todas as rodas.

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Mais informações: (19) 2103-1419 [email protected]

25 comentários em “Manutenção do ABS do Palio

  1. Comprei um Pálio Attrative 2014/15, e está com a luz ABS do painel acessa, falando para eu ler o manual. Já li e não encontrei a solução. Gostaria de saber, como proceder? Uns falam que tem que passar o scanner, outros dizem que pode ser aviso para fazer reparos nos freios.
    Podem me ajudar?

  2. oleo de frei aquece tanto que o freio fica ruim e da ar ja sangrei varias vezes por favor envie uma solucao

  3. Tenho Novo palio 2015 o pedal de freio está abaixando, foi feita a troca do cilindro mestre feita a sangria no sistema com a máquina, porém continua abaixando o pedal, o que poderia ser ?

  4. amgo to com um fiat ideia na minha oficina mecanica ele asendeu a luz do abs e a bomba ficou em funcionamento permanente ai tirei um fuzivel e ela parou bem passei o escaner ele me deu os seguntes codigos c 1121 rele de vaulva permanente c 1110 bomba de recirculação a bomba é porque tirei o fuzivel dela a pergunta esse RELE DE VALVULA PERMANENTE É DENTRO DO MODULO? pois pelo que vi no esquema eletrico não tem nem um rele so quero ter certesa pois se for dentro acho que esta em curto vou ter de trocar o modulo

  5. boa tarde
    sou de cacoal e sou um reparador to com um palio 2004 com ABS pois ele tem algums fios rompidos e gostaria de de saber se alguem ai tem o esquema eletrico desse veiculo palio 1.3 8V 2004 fare…. agradeseri muito se alguem me responde se.
    [email protected]

  6. Boa Noite , tenho um palio attractive 2013/ 2014 e esta com pequeno vazamento no modulo central ABS . O porque aconteceu isso já que é uma peça bem protegida e o valor dessa central em media ?

  7. Boa tarde tenho um palio 2004 1.3 8v elx. To comproblena na parte elétrica do abs e gostaria de saber sealguem ai tem o esquema eletico do abs

  8. Estou com meu veículo Novo Palio Atractive 2016/2016 acendeu a luz ABS.Informando Avaria no sistema ABS. FUI LIGAR CARRO E NÃO consegui. O carro teve que ficar no local pois não deu partida. Me fala alguma coisa, por favor.

  9. Tenho um novo palio 2015 e está semana aparceu uma mensagem no computador de bordo que o abs esta desabilitado. Será que vc pode me dar um provável diagnóstico. Obrigado

  10. Boa tarde estou sofrendo com um Palio 2013 .troquei bomba de freio .pedal está abaixando porém freia,todas os Naum tem nenhum vazamento de óleo! Ele é ABS.naun tem nenhum se no sistema!oque pode ser?

  11. Modulo abs ideia , danificado para se fazer a troca tem por obrigatoriedade ser o mesmo código numérico do anterior ou apenas o novo com nova numeração .

  12. Boa noite! Tenho uma Adventure look ano 2008 e uma das rodas dianteira trava com muita facilidade mas o carro não para, já foi feita a limpeza e nada.
    O que pode ser?

  13. Tenho um Novo Palio Attractive 1.4 2012/2013, e depois de uma freada o motor do Abs nao desliga, o que pode ser??

  14. Provavelmente fechamento do flexível ou falha do cilindro-mestre. Faça a revisão no seu mecânico de confiança.

  15. Tenho um Palio 2009, uma das rodas dianteira está sem freio nenhum já fizemos vários testes e nada, resolvido, na válvula modeladora do ABS uma das saídas não sai óleo nenhum, poderia me ajudar?

  16. Tenho um Palio 2009 estou com problemas no freio dianteiro esquerdo, não vai óleo e com isso está sem freio nenhum qual será o problema?

  17. Estou com meu veículo Novo Palio Atractive 2015, acendendo a luz ABS.Informanfo desativado o sistema ABS. FUI LIGAR CARRO E NÃO consegui.Passou a noite e hoje cedo consegui ligar
    Porém luz ABS continua acesa. SOU DE TESOURO-MT e estou com o veículo aqui em São José do Rio Preto -SP. GOSTARÍAMOS DE TER ASSISTÊNCIA TÉCNICA DA FIAT. Tel. Celular: 066-999539957.

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