Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Manutenção da suspensão a ar

As molas pneumáticas substituem os feixes de molas utilizados na suspensão convencional e precisam de manutenção periódica para conseguir a melhor eficiência do componente.

Carolina Vilanova

1828

Estabilidade, segurança e conforto são requisitos fundamentais para um motorista de caminhão, que roda milhares de quilômetros por dia carregando as nossas riquezas pelos mais diferentes tipos de estrada, muitas cheias de buracos, lombadas e irregularidades. Por isso, ter um sistema de suspensão eficiente e robusto é tão necessário nesses veículos, para absorver as trepidações, impactos e desgastes dos componentes sofridos devido ao peso da carga transportada.

Uma opção indicada para caminhões e muitoutilizada nos ônibus é a suspensão pneumática, na qual molas em formato de balão de ar substituem os feixes de molas encontrados no tipo convencional. Sua função é suportar o peso da carga e absorver a energia gerada pelas irregularidades do solo. Esse impacto é sentido pelos pneus e transmitido para as molas que transforma essa energia de impacto em calor, pela compressão de ar dentro da mola pneumática, ou seja, do bolsão de ar. Então, o ar é liberado, determinando a freqüência de vibração do veículo, que quanto mais baixa, maior o conforto.

A suspensão pneumática, ou a ar, como é conhecida, está sendo incorporada aos poucos em caminhões e carretas, como peça de reposição, principalmente, nos veículos que transportam cargas frágeis e pesadas. De acordo com Daniel Nicolini, gerente de Contas – Molas Pneumáticas da Goodyear, a suspensão a ar instalada em um ônibus, por exemplo, permite que a distância entre o chão e o degrau seja constante, independente da variação do número de passageiros, gerando conforto, estabilidade e melhor dirigibilidade.

“Esse sistema permite adequar e nivelar a carga transportada, o que reduz as trepidações e protege a mercadoria. O desgaste dos pneus é reduzido, a regulagem dos faróis não é tão afetada pelas irregularidades do solo e os instrumentos eletrônicos são protegidos. A suspensão pneumática tem custo de manutenção mais baixo e não requer lubrificação nas articulações”, completa.

1823

Por proporcionar uma rodagem mais suave, a suspensão a ar é empregada também em vagões ferroviários e de metrô, diz John Edwin Keith Young, gerente de Vendas da Fipil (unidade da Bridgestone responsável pela fabricação de molas Pneumáticas).

“Os mesmos bolsões pneumáticos (ou foles) podem ser usados em automóveis e utilitários, principalmente como auxiliares das molas de aço do eixo traseiro para compensar a inclinação do veículo causada pela carga do porta-malas ou pelo reboque”, alerta.
Os fabricantes explicam que é possível adaptar uma suspensão a ar em caminhões originalmente equipados com molas, para isso é necessária a utilização dos “kits” de suspensão a ar.

Além da bolsa de ar, outros componentes constituem a suspensão pneumática, sejam mecânicos e os pneumáticos. Os itens mecânicos são suporte dianteiro, viga principal, barras tensoras, mola parabólica, bolsão, amortecedor, suporte inferior dos bolsões e peças pequenas como grampos, suportes e grampo de eixo, que pode perder o aperto e causar a quebra da mola.

1834

As buchas são trocadas quando apresentam desgaste visual, escoa do compartimento, por isso é muito importante torquear corretamente. O amortecedor especial, com stop hidráulico, absorve o impacto e segura a suspensão para baixo para não rasgar o bolsão.
As outras peças fazem parte do pacote pneumático do conjunto, como reservatório de ar exclusivo, válvula de suspensão, válvula de proteção – que impede o retorno do o ar do sistema -, válvula niveladora e mangueiras.

1836

Existem os tipos de suspensão a ar com mola Z para eixo de tração e com braço rígido para carreta ou até 3º eixo. “Deve-se ficar muito atento para aplicação correta do sistema”, afirma Adelino Adilson de A. M. Correa, engenheiro mecânico da HBZ Sistema de Suspensão a ar.

Manutenção fácil e necessária

Conforme as explicações dos fabricantes, a manutenção do sistema de suspensão pneumática é rápida e simples, mas precisa ser feita regularmente, para garantir a eficácia do conjunto e a durabilidade dos componentes. O procedimento inicia com a inspeção visual, sem que a bolsa esteja inflada.

“Veja se não há contato entre a bolsa e outros componentes do sistema para evitar fricção. As válvulas niveladoras devem ser limpas e os parafusos reapertados com o torque indicado. Verifique os amortecedores em relação a vazamentos e o estado dos conectores e das tubulações. A limpeza da bolsa deve ser realizada com sabão neutro e água, evitando o uso de solventes, abrasivos e vapor pressurizado”, esclarece Nicolini.

Além disso, de acordo com Young, é necessário revisar o diâmetro externo da bolsa em relação a rachaduras e desgastes irregulares, e verificar se há espaço suficiente ao redor da mola quando estiver inflada. Veja ainda se a suspensão está trabalhando na altura correta, estipulada pelo fabricante do veículo geralmente dentro de uma margem de ¼ de polegada. As válvulas niveladoras devem ser inspecionadas e limpas, a substituição é feita somente quando necessário.

Ainda na hora da manutenção os fabricantes recomendam que o técnico bloqueie a suspensão e verifique se há desgaste irregular ou acúmulo de sujeira na parte flexível (bolsa). Se for necessário efetuar a limpeza utilize Limpe, se necessário, com uma solução que não seja derivada de petróleo. Veja se há acúmulo de sujeira na base inferior.

As empresas também afirmam que se as manutenções períodicas forem realizadas dentro do prazo, os usuários usufruem dos benefícios por tempo indeterminado. Eventuais problemas são causados por fatores externos como objetos que perfuram, sujeira, pedrinhas que ficam na parte de cima e deteriora a peça.

Os problemas mais comuns, de acordo com o técnico da HBZ, são vazamentos de ar, problemas na altura do veículo – quando o motorista desregulam a válvula e aumenta a altura do trabalho da suspensão, acima do fabricante – , e nos amortecedores que sofrem de super esforço.

Para remover a suspensão

1) O primeiro passo do procedimento para remover uma suspensão dianteira é calçar o veículo e retirar as rodas.

1825

2) Em seguida solte a haste vertical da válvula niveladora da travessa inferior de apoio das bolsas e levante a haste até a abertura máxima do amortecedor. Observação: não mexa na válvula niveladora para não desregular a altura de trabalho, determinada pelo fabricante.

1827

3) Coloque um cavalete para sustentar a travessa de fechamento do chassi e abaixe a haste da válvula niveladora até retirar todo o ar das bolsas.

1824

4) Retire a mangueira de entrada de ar da bolsa, pressionando o elo de trava da conexão para dentro e puxe o tubo para fora.

1826

5) Solte parafusos para retirar o bolsão do suporte e retire a peça.

1829

 

Hora da instalação

A recomendação mais importante dos fabricantes para preparar a instalação de uma mola pneumática é utilizar as ferramentas e os equipamentos adequados para efetuar um reparo de qualidade e de forma segura, além de ler o manual de serviços do fabricante. Os componentes que apresentarem avarias devem ser necessariamente trocados. Alguns itens devem ser verificados:

• O estado da haste e acoplamento da válvula de nivelamento.

• Sinais de desgaste nos amortecedores.

• Presença de rachaduras ou outros danos nas tubulações de ar.

• Desgaste ou danos nas molas ou nos suportes, assim como em todas as outras partes da suspensão.

• Possíveis obstáculos ou cantos pontiagudos ao redor da mola.

• Limpe as placas de fixação.

• Sempre utilize parafusos de fixação novos na instalação.

• Verifique se a haste de nivelamento está funcionando adequadamente.

 

1830

Inspeção do produto antes da instalação

1833

Suspensão a ar é indicada para transporte de cargas frágeis e pesadas

1831

Atenção especial na instalação do novo produto

1832

Verifique se há rachaduras antes de colocar as mangueiras

1835

A válvula reguladora deve estar limpa para a instalação

20 comentários em “Manutenção da suspensão a ar

  1. Meu motorista falou que o balão de ar seco, na descida de uma serra, por que não travou o carro ?

  2. Tenho uma carretinha de dois eixos,com um cavalinho wolks 19320,todos com molas pneumáticas,esse veículo tá com excesso de balanço,que devo fazer pra eliminar isso?

  3. Boas tenho um iveco stralis 450cv ano 2007 para 40 toneladas, engatado a um sideloader e carregamos um contentor de 30 toneladas em cima da trela e o camiao desce a a suspensao e não tem força para subir e o eixo vai a bater nos apoios presos no chassi.

  4. Gostaria de adaptar suspençao a ar no micro-onibus volare w9,se possivel na dianteira e trazeira

  5. Olá, tudo bem? Um diagnóstico a distância é difícil, por isso, recomendamos que você leve o veículo ao seu mecânico de confiança para uma inspeção geral do sistema. O problema pode estar em outro elemento do conjunto. Atenciosamente.

  6. Tenho uma vanderleia com molas pneumaticas em todos eixos é um tanque, carrego em torno de 32 toneladas gostaria de saber com quantas libras seria o ideal , para trabalhar com ela , quando veio de fabrica estava somente com 1kgm estava estourando a parte de baixo ou seja a base aumentei para 2 ,5 kg , tenho duvidas ainda.

  7. Bom dia. Para regular a suspensão do cavalo devemos deixar o estacionário acionado ou não? O que pode interferir?

  8. Bom Dia!

    Gostaria de saber por qual motivo ta só quebrando suporte do amortecedor
    é um volks 18320 motor traseiro suspensão a AR ônibus

    Att

    Rosalvo Santos

  9. Preciso de ajuda para trocar bolsa de ar nunca troquei pode me ajudar como faço

  10. Tenho um fh 460 e nele esta instalado uma suspençao a ar so que tem 2 vauvulas la na parte de tras que estao vazando muito ar e a suspençao nao esta subindo na pozicao normal ?que pode ser

  11. Bom dia, presenciei um bolsão estourar qdo um amigo regulava a válvula e ele veio a óbito, dizem que não há como fazer este serviço com segurança pois só o ar mata, me ajudem a orientação de segurança do trabalho obrigado

  12. Trabalho em um cavalo mecânico toco engatado em uma Vanderleia tenho dúvida na regulagem de pesos , que carrego como devo regula o no relogio de ar quando carrega 30 tonelada

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php