Manutenção da coifa preserva junta homocinética, afirma Nakata

Segundo a Nakata, a manutenção preventiva da coifa pode evitar danos prematuros à junta homocinética, que é responsável por transmitir a força do sistema de transmissão para as rodas. A recomendação da Nakata é que se faça uma avaliação da junta e, especialmente, da coifa, entre 5 e 10 mil km. A coifa é a manga de borracha que protege a peça de contaminação de resíduos como poeira, chuva e lama. “É preciso ter cuidado para não danificar a coifa, pois ela pode rasgar até ao passar por cima de uma linha de pipa com cerol”, advertiu Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata.

Quando a coifa sofre um corte, impurezas e abrasivos passam para o interior da coifa e a graxa fica contaminada. Fique atento a pingos de graxas no piso ou embaixo do paralama, que são indícios de problemas com a peça. Quando isso acontecer, retire a junta, faça a limpeza, coloque graxa novamente e aplique uma nova coifa, preservando a junta homocinética. Mas, se houver ruídos, é preciso substituir todos os componentes. Para diferenciar os ruídos vindos da junta deslizante (ligada ao câmbio) e da junta fixa (ligada à roda), basta saber que a junta fixa faz barulho intermitente ao fazer curvas, enquanto a junta deslizante faz ruído ao rodar em linha reta.

Jair explica ainda que a durabilidade da junta homocinética está ligada às condições de uso do veículo. Excesso de carga, “trancos” ao sair com o carro ou freadas bruscas podem danificar a peça.

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