Em 2014, a Mann+Hummel completa 60 anos da chegada ao Brasil. Fundada na Alemanha em 1941, por Adolf Mann e pelo Dr. Erich Hummel, a companhia chegou ao Brasil no ano de 1954, quando concedeu uma licença para fabricação de filtros para a Naumann Gepp, que ficava no Bairro de Santo Amaro, em São Paulo/SP. Quase 10 anos depois, a Mann+Hummel comprou empresa brasileira, dando início a Filtros MANN e em 20 anos, a empresa iniciava a construção da fábrica que hoje é a sede da empresa, em Indaiatuba/SP.
Durante 50 anos, a empresa acompanhou a evolução do mercado. Alguns exemplos da importância que a companhia sempre deu à inovação foram os desenvolvimentos dos filtros de combustível em plástico com meio filtrante em papel, em 1998, totalmente desenvolvido no Brasil, ou os filtros MULTI-FILTRO, criados em 2005. Em 2008, a empresa inaugurou sua operação em Manaus/AM e no ano seguinte em Contagem/MG, ambas as plantas focadas em atender grandes clientes automotivos localizados nas regiões.
Dois anos após a inauguração no estado mineiro, a Mann+Hummel adquire a empresa Fluid Brasil Sistemas e Tecnologia LTDA, de Jundiaí, ampliando o seu portfólio e capilaridade comercial. No ano seguinte, em 2013, uma ação global da companhia adquiriu a marca americana Purolator. O negócio então é renomeado para Mann+Hummel Purolator Filters LLC.
Para 2014, o plano da companhia é reforçar cada vez mais a presença da marca no território nacional. “Ainda não é costume do brasileiro, tão apaixonado por carro, chegar num posto de troca de óleo e pedir por uma marca de filtro. Para isso, planejamos nos aproximar cada vez mais dos técnicos em lubrificação para que atuem como formadores de opinião do consumidor final”, explica Pedro Ortolan, diretor de vendas, negócios e marketing da Mann+Hummel no Brasil.