Modelo da Chery Automobile, a Rely é opção para transporte urbano, com motor 1.0 l de 64 cavalos e suspensão com feixe de molas na traseira para aguentar o tranco e a carga
Carolina Vilanova
Um teste drive pelo interior de São Paulo, com mix de trechos urbanos e estradas. Na primeira parte, o novo veículo comercial leve chinês Rely na versão picape até que não fez feio, mesmo que carregado. Já na estrada, com o motor 1.0 litro, a coisa fica mais difícil, principalmente, carregado. O novo modelo apresentado pela Venko Motors, a mesma da Chery Automobile (responsável pelos primeiros chineses a chegar ao Brasil – o Cielo, Face, Tyggo e QQ), chega para concorrer com outras chinesas, Chana e Effa, com muito mais bagagem, e público certo: o transportador urbano.
Apesar de ter aquele desenho típico dos veículos dessa categoria, a Pick-Up Rely, como é chamada, tem um conjunto harmonioso e uma mecânica bastante simples. De acordo com a marca, a rede de concessionárias – são 30 pontos pelo Brasil – e o atendimento pós-vendas também serão diferenciais para os compradores, com o que eles chamam de filosofia de atendimento full service (serviço total) para frotistas e autônomos.
Em relação à parte mecânica, a picape tem o que precisa para cumprir o seu papel, um motor de 4 cilindros em linha DOHC, de 16 válvulas, 1.0 litro, à gasolina, com capacidade de gerar 64 cavalos de potência máxima a 6.000 rpm e o torque de 8,97 kgfm a 4.500 rpm. Na cidade esse motorzinho – que é o mais potente entre os concorrentes – até que vai bem, já na estrada mostra certa dificuldade, principalmente, em situações de subidas e ultrapassagens. É bom ir na maciota. O sistema de injeção eletrônica é o MPFI, do tipo multiponto.
Ficha Técnica
Código do Motor: ACTECO SQR472WC
Motor: 1.0L
Combustível: Gasolina
Tipo: 4 Cilindros em Linha, DOHC, 16V
Sistema de Injeção MPFI
Cilindradas 999 cc
Taxa de Compressão 9,5:1
Diâmetro x Curso: 72 x 61,4 mm
Potência Máxima: 64 cv a 6.000 rpm
Torque (Kgfm/rpm): 8,97 kgfm entre 3.500 e 4.500 rpm
Para completar o trem de força, a Rely é equipada com a transmissão mecânica de 5 marchas a frente e uma a ré. Na utilização, o engate das marchas não é tão suave quanto o de um carro de passeio, mas convenhamos: é um veículo comercial, funcionalidade vem antes do conforto. Aí, nesse quesito, é oferecido o ar-condicionado e direção hidráulica de série.
Transmissão
Código de Transmissão: MR510J01
Tipo: Mecânica em 5 velocidades
Tração: Traseira
A suspensão dianteira do Rely Pick-Up é independente do tipo McPherson, com molas helicoidais e amortecedores de dois cursos. Na traseira, é utilizado o eixo rígido com feixe de molas, amortecedores cilíndricos de dois cursos. Esse conjunto garante estabilidade mesmo com o carro carregado. O conjunto de freios é equipado com discos no eixo dianteiro e tambor nas rodas traseiras. As rodas são de aço, de 13 polegadas, e os pneus são radiais de 165 x 13 mm.
Suspensão e Freio
Suspensão Dianteira: Independente tipo McPherson, molas helicoidais, amortecedores de dois cursos.
Suspensão Traseira: Eixo rígido dependente com feixe de molas, amortecedores cilíndricos de dois cursos.
Freio Dianteiro: Disco
Freio Traseiro: Tambor
Quanto às dimensões, o Rely Pick-Up tem 4.356 mm no comprimento, 1.603 mm na largura e 1.894 mm na altura. Seu entre-eixos mede 2.600 mm. A capacidade do tanque de combustível é de 40 litros. O modelo Pick-Up conta com uma caçamba de 2.500 mm de comprimento e 1.517 mm de largura, capaz de transportar 800 kg, sem incluir a pesagem do motorista e do passageiro.
Na verdade, a Pick-Up é a primeira de uma série de veículos comerciais que a Rely vai trazer, começando em março com o modelo Van, de 7 lugares e motor 1.0l. Já em abril chega a van Link, também para 7 passageiros, porém, com motor de 1.3 litro, que gera 84 cavalos de potência. No segundo semestre desse ano serão lançados os modelos Pick-Up CD com cabine dupla, Pick-Up EX com caçamba estendida com 3 metros no comprimento, e a van H13, com motor de 2.0 litros, 170 cv, gasolina, para 14 passageiros.
Para esse momento, o Rely Pick-Up tem preço de R$ 29.990,00, com garantia de um ano ou 30 mil km rodados. De acordo com a marca, o estoque de peças e componentes com o objetivo de cobrir 90% dos atendimentos.
Bom dia! Pensem numa coisa quase Impossivel encontrar um mecanico que trabalhe com a Rely Link 1.3?!
Pra quem eu ligo aqui na regiao de sorocaba falam que nao trabalham nesse carro e nao tem ideia de quem indicar!!! Arrependida de ter comprado!!!
BOA TARDE, ESTOU PRECISANDO DE TODOS ROLAMENTOS DO CAMBIO DA PICKUP RELY, PODEM ME DIZER AONDE POSSO ACHAR?
Sou de Iturama – Minas Gerais, possuo uma pick-up e precisava de manutenção. Sabem me direcionar para uma oficina especializada?
Bom dia, possuo uma Rely, o carro é sensacional.
Saberiam informar qual é o modelo do Câmbio?