Mahle explica vantagens do eixo de comando variável “dois-em-um”

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Criado como uma solução ideal para motores OHV (comando no bloco) e SOHC (comando simples no cabeçote), o eixo de comando CamInCam desenvolvido pela Mahle chega como a alternativa perfeita para melhorar o desempenho de motores que tenham sido idealizados inicialmente com uma arquitetura mais simples e de baixo custo, garante a empresa. Devido à sua variabilidade, com tempos ideais para controlar tanto a admissão quanto o escape, o CamInCam Mahle pode ser ajustado para qualquer condição de condução. A fabricante ainda declara que se trata do único comando válvulas de controle variável disponível no mercado para aplicação nesses tipos de motores.

A vantagem do CamInCam em relação a outros sistemas variáveis, segundo a Mahle, é que pode ser instalado dentro das mesmas restrições de espaço de um comando de válvulas convencional. Na verdade, trata-se de dois comandos em um. Como explica a empresa, a construção da peça é composta pela presença de um eixo exterior (oco) e de um eixo interior, dispostos de forma concêntrica entre si. Dependendo da condição de funcionamento do motor, os eixos de comando – e, portanto, os cames – rodam entre si de forma a otimizar a estratégia de controle de abertura e de fechamento das válvulas.

Outro benefício do CamInCam citado pela Mahle é seu tamanho. Uma vez que o espaço necessário para a sua instalação é semelhante ao de um eixo de comando comum, ele pode substituir de imediato um modelo existente, explica a fabricante. Isso também é um facilitador para o fabricante de motores, que a partir de uma configuração básica de bloco pode obter diferentes desempenhos.

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Para os motores configurados com comando de válvulas no bloco (OHV), o CamInCam Mahle, em produção desde 2007, é o único sistema existente de trem de válvulas variável do mundo, mas é nos motores DOHC, com dois eixos de comando no cabeçote, que a tecnologia mostra todo o seu potencial, aponta a empresa. Em um motor quatro-cilindros com turbo e injeção direta, por exemplo, ele pode proporcionar uma melhor resposta transiente para o turbocompressor.

Atualmente o eixo de comando de válvulas CamInCam equipa o motor do Dodge SRT Viper. A inclusão do equipamento produziu melhorias consideráveis no V10 que vai instalado sob seu capô: os valores de emissões ficaram significativamente mais baixos, e o motor teve um aumento de 20% na sua potência específica. Paralelamente, a economia de combustível melhorou sensivelmente, afirma a fabricante.

Na combinação com motores Flex, a Mahle avalia que o ganho pode ser interessante na busca de reduzir o compromisso que há nesses motores, uma vez que a variação do comando pode auxiliar com carregamentos diferentes, aproximando a taxa de compressão da ótima daquele combustível em utilização.

2 comentários em “Mahle explica vantagens do eixo de comando variável “dois-em-um”

  1. boa tarde

    gostaria de saber se tem a possibilidade de colocar um comando de válvula variável no motor do vw fox 1.0 ou 1.6 8v 2012 e se teria que mexer em algo na injeção?

    abraço
    aguardo

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