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Magneti Marelli leva amostra de inovações ao Congresso SAE Brasil 2014

A Magneti Marelli marca presença na edição 2014 do Congresso SAE Brasil, que acontece até o dia 02 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo. Durante o evento, a empresa expõe produtos que agregam tecnologia de ponta, segurança e interatividade para o setor automotivo nacional, sem perder a preocupação ambiental e as regras cada vez mais rígidas de controle de emissões e eficiência energética.

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Sistemas Eletrônicos
A empresa apresenta o exclusivo quadro de instrumentos com display TFT de 3,5”, que equipa o Novo Fiat Uno 2015, lançado para o mercado no início do mês. Com alta resolução, que pode ser configurado para mostrar imagens ou textos em diversas configurações, o painel permite maior interatividade entre o motorista e o veículo. Durante o evento, o publico poderá ver de perto as funcionalidades da tecnologia, além de outros quadros de bordo desenvolvidos pela Magneti Marelli como Maserati Quattroporte, Dodge Dart, Citroën C4 Picasso e Porsche 911.

Outro produto a ser exposto pela unidade é o SMEG, fornecido para o Peugeot 208, que consiste em central multimídia com tela de sete polegadas sensível ao toque, com navegador integrado, rádio, MP3, USB, AUX e Bluetooth.

Iluminação Automotiva
A unidade Automotive Lighting apresenta soluções inovadoras que auxiliam na redução de consumo e no aumento da segurança no trânsito, além de contribuir de forma fundamental para o design do veículo. Destaque para a tecnologia LED, presente em modelos como o Mercedes-Benz Classe B e o Audi R8, o primeiro modelo a ter, como opcional, todas as funções de iluminação do projetor – farol baixo, farol alto, seta, luz diurna (DRL) e luz de posição a LED.

Amortecedores
No segmento de amortecedores, destaque para o Frequency Respond – uma maneira simples e eficiente de aumentar o desempenho de um amortecedor convencional. A tecnologia, desenvolvida pela Magneti Marelli, é um sistema de amortecimento mecânico, ativado pela frequência de oscilação do veículo. Ou seja, quando o amortecedor trabalha em alta frequência, a válvula abre uma passagem de óleo adicional, favorecendo o conforto dos passageiros. Já em situações onde o amortecedor funciona em baixa frequência, o F-Respond fecha a passagem adicional de óleo, tornando o amortecedor mais rígido e adequado a essa situação. Isso garante o conforto e segurança do passageiro de forma automática, sem a necessidade de qualquer controle eletrônico. Atualmente o F-Respond equipa alguns modelos presentes no mercado europeu como, por exemplo, Fiat 500 Abarth e Cabrio, Alpha MiTo, Maseratti M157, entre outros.

Outra tecnologia apresentada pela empresa é o Full Displacement, um amortecedor bitubular com sistema de válvulas que permitem um controle suplementar das forças de amortecimento em compressão, pela válvula de tração, garantindo melhor desempenho ao veículo em relação à estabilidade e conforto quando comparado a um amortecedor bitubular convencional.

Powertrain
Entre os componentes da Unidade Powertrain, destaque para a tecnologia GDI para veículos bicombustíveis. A injeção direta GDI tem como objetivo atender à tendência de redução de emissões exigida por regulamentações em diferentes mercados e países. O sistema, que se baseia nas altas pressões operacionais (acima de 100bar), já passou por diversos testes e adaptações para atender ao sistema bicombustível e está sendo ofertado para as montadoras instaladas no Brasil. O publico poderá ver o sistema completo composto de injetores, bomba, coletor de admissão e etc.

Outro destaque é o já conhecido câmbio automatizado Free Choice, que conta agora com grande evolução tanto no software como no hardware, ambos desenvolvidos pela Magneti Marelli, como, por exemplo, o Acelerômetro, que é capaz de reconhecer quando o veículo estiver em uma via inclinada, suavizando a arrancada e troca de marchas em rampa.

A tecnologia conta ainda com as funções Creeping, que coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades, e Auto Up-shift Abort, que garante ultrapassagens mais seguras ao “perceber” a intenção de manobra do condutor e proporciona respostas mais rápidas ao comando do acelerador.

No segmento das centrais de comando eletrônicas, a Magneti Marelli traz a ECU Família 9, livre de chumbo e que atende a todas as novas legislações ambientais. O grande diferencial é a possibilidade de utilização em motores flex, com injeção direta e multiair, e também em veículos híbridos, graças à maior capacidade de processamento, possibilitando rapidez nas ações de atuadores junto ao motor, proporcionando mais conforto e qualidade de gerenciamento.

Sistemas de Exaustão
Destaque para sistema de Escapamento composto pelo Silencioso e pelo Coletor com Catalisador Integrado do novo Fiat Uno, tecnologia da empresa já reconhecida no mercado que traz vantagens para o veículo atendendo a legislação de emissões. Faz parte ainda do sistema a Ponteira, que, na versão ‘Sporting’, terá o novo design com saída dupla.

Sistemas de Suspensão
Destaque para o braço oscilante em fibra de carbono, projetado para ser uma peça de alta resistência e com peso reduzido em relação aos demais produtos do mercado. Este componente representa uma nova solução para a suspensão dianteira do tipo McPherson e tem aplicação em automóveis das classes A, B e C (subcompactos e compactos). Produzido com um novo material composto, que inclui a fibra de carbono, ele oferece como benefícios menores peso e investimento para produção se comparado à tecnologia convencional, que utiliza aço.

Componentes Plásticos e Módulos
A Unidade de Componentes Plásticos desenvolve e fornece peças plásticas para interior e exterior de veículos, com destaque para os Tanques Plásticos de Combustível, que possuem grandes vantagens sobre os metálicos: menor peso, menor ruído, ausência de corrosão e menor liberação de gases no meio ambiente, já que são produzidos com tecnologia de ponta no sentido de respeitar os padrões mundiais de controle de emissões.

Acompanhando a tendência mundial de produtos que garantem a segurança do condutor, a unidade apresenta ao mercado brasileiro a Pedaleira Híbrida Automática Desarmável. Híbrida porque é construída com metal e plástico, garantindo menor peso ao conjunto (ganho de 20% em comparação a uma pedaleira 100% metálica). O componente possui um recurso que, em caso de colisão, faz com que o pedal se desarme automaticamente, minimizando o impacto e, consequentemente, os riscos do motorista em relação aos membros inferiores.

Outro produto apresentado é a Alavanca de Acionamento do Freio de Mão com design ergonômico, também produzida em metal e plástico, com consequente redução de peso. Além de sua função básica, a alavanca de acionamento do freio de mão Magneti Marelli oferece um apoio mais confortável para o braço do motorista.

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