A Magneti Marelli e Hero MotoCorp assinaram um acordo Joint Venture, na Índia, que visa a produção de sistemas de powertrain para o mercado de duas rodas. Conforme explica o comunicado, o acrdo estabelecido terá uma quota de 60% na Joint Venture, com os restantes 40% pertencentes à Magneti Marelli. A construção de uma planta de produção da JV está prevista até 2015, em local na Índia ainda indefinido.
Durante a fase inicial, as atividades se concentrarão no aspecto tecnológico, com as duas empresas cooperando entre si na concepção e desenvolvimento das primeiras soluções e aplicações para motocicletas. A Joint Venture será dedicada principalmente ao mercado indiano e suas soluções serão disponibilizadas tanto para os veículos de duas rodas da empresa Hero quanto para todo o mercado de duas rodas do país.
As companhias afirmam que o objetivo é elevar o nível tecnológico das soluções disponíveis até hoje para o controle de powertrain. Tais tecnologias possibilitarão a obtenção de melhor desempenho do motor, com consumo e emissões reduzidos, abrindo caminho para uma mobilidade mais sustentável, em conformidade com os futuros limites para as emissões de poluentes.
O acordo firmado coloca à disposição da JV as soluções avançadas da Magneti Marelli no segmento de gestão eletrônica do motor, incluindo a tecnologia “ride-by-wire”, que permite o controle eletrônico da potência do motor, aperfeiçoa seu funcionamento, além de formar a base tecnológica necessária para permitir futuras soluções para os propulsores híbridos associados à transmissão para veículos de duas rodas.