Luz da injeção pode indicar problemas com o catalisador, afirma Umicore

Catalisador em corte
Catalisador em corte

Como todos os componentes do veículo, o catalisador automotivo necessita de verificações periódicas. Embora a peça seja desenvolvida para ter a mesma durabilidade do automóvel, a parte química, responsável por fazer a conversão dos gases tóxicos emitidos pelo motor em vapores inofensivos, pode perder a eficiência durante o tempo de uso. Se isso acontecer, o carro passa a emitir gases poluentes acima dos limites legais, gerando danos, principalmente para a saúde da população.

Fabricante de catalisadores, a Umicore orienta que não é recomendável aguardar a luz da injeção eletrônica acender no painel para verificar o componente. Segundo Cláudio Furlan, gerente Comercial da Umicore, a luz é um indício que o catalisador está completamente comprometido, ou seja, não está mais realizando a conversão dos gases de forma eficiente.

Para ter uma ideia, o índice de poluição na cidade de São Paulo é duas vezes superior do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os dados fazem parte de uma pesquisa internacional que analisa a situação de 3 mil cidades ao redor do mundo. Ainda segundo a OMS, mais de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por causa da contaminação do ar.

“Com a suspensão da Inspeção Veicular é necessário a conscientização do motorista e dos profissionais da reparação para a importância de verificar os componentes do veículo que impactam o sistema de emissões”, diz ele. O executivo recomenda revisar o veículo em oficina mecânica de confiança, que possua as ferramentas necessárias para o correto diagnóstico. O scanner automotivo é uma peça fundamental. O utensilio lê o código armazenado na central do veículo, que funciona como um computador, registrando dados, incluindo falhas de sistema.

“É recomendável que o diagnóstico do catalisador seja realizado aos 80 mil quilômetros e depois anualmente. O intuito é averiguar se há algum código de falha dos componentes do sistema de emissões, como sensores, sonda lambda e sistema de ignição, que podem abreviar a vida útil do catalisador automotivo”, complementa Furlan.

Segundo o gerente Comercial da Umicore, os carros produzidos depois de 2010 possuem diagnóstico a bordo (OBD), permitindo uma análise mais precisa do catalisador. Além disso, é necessário que o profissional tenha um bom conhecimento técnico para interpretar corretamente o código de falha. Se for constatada a necessidade da troca, o mecânico deve sempre instalar catalisadores homologados pelo Inmetro, o que garante a procedência e evita a instalação de equipamentos falsificados. Um catalisador homologado custa de R$350,00 a R$1.350,00 dependendo do modelo do veículo. Outra dica importante é desconfiar de preços abaixo do mercado.

Outro fator que pode abreviar a durabilidade do catalisador é o abastecimento com combustível adulterado. Substâncias inadequadas presentes em óleos lubrificantes de má procedência também podem comprometer o componente.

6 comentários em “Luz da injeção pode indicar problemas com o catalisador, afirma Umicore

  1. Bom dia, tenho um Gol G5 2010/2011 esta com 160.000 km e acendeu a luz de anomalia dizendo que e o catalizador qual teste devo fazer para trocar a peça certa pois pode ser catalizador ou a sonsa lampida desde ja agradeço

  2. Minha Camionete Fiat Toro Vulcano acendeu a luz da ignição, levei na concessionária e me disseram que era o sensor de gases do catalizador. Como o veículo está na garantia fizeram a substituição da peça e normalizou o problema que veio a aparecer novamente dois dias depois. O que pode ter acontecido, será que é o sensor novamente ou problema no catalizador?

  3. informação útil, troquei o catalizador do meu kadett 98, e comessou acender a luz amarela n painel, vou voltar no vendedor de surdinas e revizar.

  4. Excelente abordagem. Problemas com catalisadores estão cada vez mais no cotidiano das oficinas

  5. JA ACONTECEU A LUZ DE ANOMALIA ACENDER ;CONSTAR CATALIZADOR FOI SUBSTITUIDO MAS NAO RESOLVEU O PROBLEMA.ISTO CAUSOU ATRITO ENTRE A OFICINA EO CLIENTE.A MECANICA TIROU O MESMO ENTREGOU O VEICULO.

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