A Land Rover está lançando a linha Freelander 2 em sua versão 2013 com nova opção de motor, mais conforto e praticidade em seu interior e elementos de design inspirados no modelo Evoque, segundo a fabricante. O Freelander 2 possui duas opções de motorização, gasolina ou diesel. A novidade da linha é o motor a gasolina Si4 de 2,0 litros, turbo, que conforme os dados divulgados é capaz de gerar 240 cv de potência e torque máximo de 340 Nm a 1.750 rpm. O conjunto é equipado com injeção direta de combustível e comando de válvulas duplo variável.
A outra opção é o motor 2.2 SD4 turbodiesel, que gera 190 cv de potência e torque de 420 Nm a 1750 rpm. O motor possui injeção direta common rail e está em acordo com as atuais normas brasileiras de emissões, podendo ser abastecido tanto com diesel S50 quanto S10.
Para as duas motorizações, a transmissão possui caixa de velocidades Aisin AWF21, automática de seis velocidades, com sistema de tração permanente nas 4 rodas com diferencial Haldex no eixo traseiro. Já a suspensão do veículo possui sistema dianteiro McPherson e, na traseira, conjunto multibraço com barra estabilizadora. A direção possui assistência hidráulica com pinhão e cremalheira.
De acordo com a Land Rover, a versão 2013 do Freelander 2 foi trabalhada para oferecer máxima economia de combustível. Entre os recursos para esse fim, estão a tecnologia Inteligent Power System Management (IPSM), que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico. O sistema funciona armazenando a energia cinética gerada enquanto o veículo está em processo de desaceleração, dispensando o combustível necessário para manter o sistema de carregamento da bateria em funcionamento.
Assim como todos os outros modelos da gama Land Rover, o novo Freelander 2 também é equipado com sistema Terrain Response, que, segundo a fabricante, ajusta em apenas 150 milissegundos as configurações de tração, câmbio e aceleração de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. O sistema programa o modelo para trafegar em asfalto, grama/neve, lama/sulcos e areia. Outro recurso do modelo é o sistema Gradient Release, que permite arranques suaves tanto em aclives quando em declives, garantindo máxima segurança em qualquer tipo de superfície, segundo a Land Rover.
O modelo ainda conta com freios ABS, controle eletrônico de tração (ETC), sistema eletrônico de distribuição de frenagem (EBD), controle de frenagens em curvas (CBC), assistente de frenagem de emergência (EBA), controle dinâmico de estabilidade (DSC), sistema de freio de estacionamento eletrônico, sistema de comando de voz “Say What You See” (controle de voz para os sistemas de áudio, navegação por satélite, telefonia e climatização).