Lançamentos: EcoSport 2018 vem cheio de novidades



Ford apresentou o novo EcoSport; geração revitalizada será vendida no Brasil a partir de agosto

Texto: Fernando Naccari
Fotos: Divulgação


Não há como esconder que o mercado de SUVs é o mais disputado atualmente e, praticamente todos os meses, temos uma novidade para mexer com o mercado em todos os seus subsegmentos. Quando o EcoSport balançou o mercado em 2003, quando inaugurou o segmento de SUVs de entrada, reinou absoluto até que outras fabricantes acordassem e oferecessem modelos que rivalizassem com o Ford.



Há cinco anos, quando a segunda geração do EcoSport foi lançada, houve mudanças importantes, mas já tinha uma estrutura defasada perante rivais mais atualizados. Agora, a montadora abriu os olhos e decidiu revitalizar seu SUV, deixando-o mais atrativo visualmente, com nova mecânica e, principalmente, com um habitáculo mais agradável.

Quando falamos em design, a dianteira deixa de ter o filete existente entre os faróis e passa a ter uma grade única. Os para-choques cresceram e contam com novos faróis de neblina. Os faróis principais também são novos e são maiores que os utilizados na última versão. O modelo passa a contar com novas rodas de 17” e desenho exclusivo.

Outra evolução apresentada pela equipe de engenharia da Ford foi o trabalho aerodinâmico, que permitiu uma redução no Cx de 0,39 para 0,35. Para que isso foi possível, foram utilizados “flaps” que auxiliam na passagem do ar pelo veículo e uma nova grade frontal com controle ativo, tecnologia originária do Fusion.



Quem sofreu mudanças também foi o motor 2.0 Flex. No EcoSport, passou a oferecer injeção direta de combustível e agora vem potência de 175 cv e torque de 22,5 kgfm. Basicamente, é o mesmo motor utilizado no Focus, mas perde cerca de 2 cv devido à diferenças nas dimensões da caixa de ar e do escapamento. O novo EcoSport também será oferecido com o motor 1.5 Flex de três cilindros e 137 cv de potência.

Não haverá mais a opção pelo câmbio de dupla embreagem Powershift. No EcoSport 2.0 o conjunto mecânico casa agora com uma nova transmissão automática com conversor de torque e seis velocidades, com opção de troca por aletas atrás do volante.



Por dentro, nova central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas e sistema SYNC 3, com alto-falantes da marca Sony. O painel de instrumentos vem com nova tela presente entre o velocímetro e conta-giros e traz as informações do computador de bordo. O volante também tem visual semelhante ao Focus e tem melhor empunhadura.



Novidades também com novos comando do ar-condicionado com botões emborrachados, bancos com ajustes elétricos de altura, profundidade e apoio lombar, bem como novo acabamento em couro claro. Segundo a Ford, esta opção faz com que o EcoSport tenha uma percepção de carro mais luxuoso perante à concorrência.



Também como novidades, o modelo recebe agora opção de teto solar elétrico; sistema anticapotamento, onde sensores de inclinação monitoram a rolagem da carroceria até 100 vezes por segundo e atuam diretamente nos freios e no torque do motor, a fim de evitar que o veículo saia da trajetória de maneira perigosa; monitoramento de pontos cegos, de tráfego cruzado e de pressão dos pneus.


2 comentários em “Lançamentos: EcoSport 2018 vem cheio de novidades

  1. esta mudança do MOTOR DURATEC para 175 cv (etanol) ficou perfeita para o veiculo agora sim com potencia correta.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php