Ivan Lelis, responsável por Marketing e Produtos da divisão de Iluminação Automotiva da Philips, diz que existem várias opções de lâmpadas para quem quer mais segurança e conforto e que o mecânico bem informado pode ajudar a orientar muito bem o seu cliente
Revista O Mecânico: A divisão automotiva da Philips é uma unidade de negócios em que a empresa atua. Onde fica a fábrica no Brasil e qual sua capacidade produtiva?
Ivan Lelis: Nossa fábrica de lâmpadas está localizada na cidade de Recife/PE e conta com aproximadamente 300 trabalhadores para produzir mais de 85 milhões de lâmpadas automotivas por ano, produtos voltados para o mercado nacional e de exportação.
O Mecânico: A marca é bastante presente no mercado de equipamentos originais, dentro das montadoras. Essas lâmpadas são desenvolvidas aqui ou são projetos prontos da matriz?
Ivan Lelis: Nossas lâmpadas estão presentes nos automóveis, caminhões, ônibus e motos no mundo inteiro, ou seja, somos muito fortes dentro das montadoras e dos fabricantes de faróis. Investimos constantemente em pesquisa, desenvolvimento e atualização de nossos produtos, visando sempre oferecer o mais alto padrão de tecnologia e qualidade aos nossos clientes. Em relação ao desenvolvimento dos produtos, temos projetos locais e outros elaborados nos nossos centros na Holanda, Alemanha e França.
O Mecânico: Como é a participação da empresa no desenvolvimento de um carro novo, por exemplo, para fornecer a lâmpada adequada?
Ivan Lelis: Fazemos parte do projeto em conjunto com os fabricantes de faróis e lanternas e também participamos de desenvolvimento junto às montadoras. Nossas lâmpadas e suas embalagens fazem referência a uma liberdade de projeto que inclui o automóvel no estilo de vida de seu proprietário. Por último, nossos produtos, durante seu ciclo de vida (e até depois), respeitam o meio ambiente e cumprem as normas da legislação vigente com relação aos componentes utilizados. Nossa meta é oferecer a maior quantidade de luz para o motorista visando aumentar a segurança e o conforto durante a condução.
O Mecânico: Qual a produção destinada para o mercado de reposição? A Philips oferece lâmpadas para todos os tipos de veículos, de passeio ou comerciais?
Ivan Lelis: O mercado de reposição tem alta importância no negócio de Iluminação Automotiva e temos toda linha de iluminação disponível para carro, moto, caminhão e ônibus. Isso porque oferecer produtos originais e de qualidade no mercado de reposição é a nossa obrigação e ajuda os mecânicos independentes a prestar serviços de alto padrão.
O Mecânico: Como a Philips vê o mecânico independente? Do que ele precisa e que tipo de ações a marca planeja para estreitar esse relacionamento? Inclui treinamento de aplicação dos produtos?
Ivan Lelis: O sistema de iluminação em um veículo é parte do seu sistema de segurança e a verificação e manutenção preventiva é essencial para manter o conjunto em ordem mas muitas vezes são esquecidas ou efetuadas de forma superficial. Por isso, oferecemos treinamentos ministrados em conjunto com nossos distribuidores voltados para os profissionais eletricistas e mecânicos independentes. Além disso, no nosso site os aplicadores podem encontrar muitas informações técnicas sobre tipos de lâmpadas e as aplicações corretas. Temos ainda um hot line: 0800 979 1925.
O Mecânico: O reparador influi na hora da escolha da marca?
Ivan Lelis: Certamente, ele ainda deve orientar o seu cliente sobre os perigos de se utilizar produtos de má qualidade ou sem procedência garantida. Toda lâmpada passa por estudos quando é desenvolvida, para oferecer determinadas características para cada veículo e isso deve ser respeitado. Lâmpadas sem qualidade têm a vida útil diminuída e não garantem o nível de iluminação correta para os motoristas.
O Mecânico: Existem lâmpadas piratas ou paralelas? Como distinguí-las? Qual a vantagem de se aplicar lâmpadas originais num veículo? Duram mais ou iluminam mais?
Ivan Lelis: Sim, existem várias lâmpadas sem identificação de nome de fabricante, tensão (Volts), Potência (W) ou designação da categoria (exemplo: H1, H4). Isso acaba causando muitas dúvidas na hora da aplicação, por isso sempre preste atenção nessas especificações. Utilizar as lâmpadas originais dos veículos garante ao carro do cliente melhor iluminação e vida útil mais longa. Ou seja, maior segurança e conforto.
O Mecânico: A Philips é uma empresa muito preocupada com preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Quais ações têm nesse sentido?
Ivan Lelis: Devemos sempre lembrar que os produtos originais com maior vida útil colaboram com a sustentabilidade. Além disso, o desenvolvimento sustentável para a Philips é um imperativo, é necessário. Há mais de três décadas, a empresa vem incorporando a responsabilidade ambiental em sua estratégia de desenvolvimento de produtos e processos.
O Mecânico: A questão das lâmpadas de xenon está causando muitas dúvidas entre consumidores e aplicadores. Afinal, de acordo com a lei o que está permitido?
Ivan Lelis: No nosso site, publicamos a regulamentação do Contran, que fala sobre a regulamentação referente ao uso adequado dos faróis de xenônio. Os mecânicos podem acessar para mais informações (www.luz.philips.com/auto). Vale lembrar que, como fabricante, a Philips, respeita todas as normas técnicas exigidas pela ABNT, garantindo assim a qualidade dos seus produtos corretamente instalados e respeitando as novas normas do CONTRAN.
O Mecânico: O que o mecânico precisa saber para atender bem o cliente que queira colocar xenon no seu carro?
Ivan Lelis: Para quem quer instalar o kit de xenon, primeiramente, é necessário pedir autorização prévia ao Detran do estado. Depois que o serviço estiver pronto, o motorista deve procurar um posto de inspeção licenciado pelo Denatran. Se as alterações forem aprovadas, é necessário voltar ao Detran para que a mudança na iluminação seja registrada no documento do carro. Oriente seu cliente em ralação a isso, afinal, quem não cumpre essa regulamentação está sujeito à infração grave, que dá cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,00.
O Mecânico: Quais tipos de produtos representam a última tecnologia em lâmpadas automotivas?
Ivan Lelis: Além das lâmpadas de xenon, que emitem uma luz mais branca e com mais durabilidade, existem as lâmpadas halógenas de luz branca que podem substituir as convencionais sem nenhuma adaptação, como a Blue Vision, Crystal Vision e a Diamond Vision. Já entre as opções de lâmpadas halógenas com mais luz, a marca destaca a Night Guide, que permite reflexão das faixas e melhor visibilidade em qualquer condição de tempo, com até 50% mais luz e facho até 20 metros mais longo; e a Xtreme Power, que projeta uma luz mais branca com até 80% mais luz que as lâmpadas convencionais. Para saber qual a melhor opção para o seu cliente, consulte sempre o catálogo de produtos da marca.