Lâmpadas de 100W estão proibidas nos carros para uso urbano e rodoviário

Procurada como alternativa à proibição do kit xenon, as lâmpadas halógenas de 100 Watts também são proibidas por lei nos carros de uso urbano e rodoviário, conforme a resolução 227 do Contran, de 9 de fevereiro de 2007. Sua proibição é baseada no ofuscamento que provoca aos motoristas que circulam no contra-fluxo, assim como as lâmpadas de xenon. A infração está sujeita à multa de R$ 127,20 e perda de 5 pontos na carteira, além da apreensão do veículo para regularização.

Conforme informações da fabricante de lâmpadas Osram, o uso das lâmpadas de 100W em automóveis é permitido apenas em modalidades esportivas, canteiros de obras, fazendas e lugares fechados, ou seja, servindo para iluminação onde não há trânsito no sentido contrário. “Com a proibição da instalação do kit xenon e, consequentemente, a proibição do comércio deste equipamento no Brasil, muitos motoristas, a maioria por falta de informação, estão optando pelas lâmpadas de 100 Watts sem medir as consequências que elas podem provocar”, alerta o engenheiro e Gerente de Vendas da Osram, Cirilo Moscatelli.

Ainda de acordo com a fabricante, a instalação de lâmpadas de maior potência pode danificar o sistema elétrico do veículo, provocando a queima do chicote elétrico e risco de incêndio. Outros problemas podem decorrer da grande quantidade de calor que a lâmpada libera, danificando os componentes do farol.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php