O novo Cerato, cuja versão mecânica começou a ser vendida em agosto deste ano, vem agora com transmissão automática com trocas seqüencial de marchas. Tanto na parte externa quanto interna o modelo recebeu mudanças, como luz de freio integrada ao vidro traseiro e farol de neblina com máscara negra, além de tomada de energia no console central do assoalho e limpadores com jatos múltiplos.
A montadora destaca que o Kia Cerato foi criado para reposicionar a presença da marca com um veículo altamente competitivo no segmento “C” dos mercados internacionais. Entre os conceitos utilizados em seu desenvolvimento foram incorporadas tendências de design dos mercados avançados visando criar um estilo esportivo e dinâmico ao veículo.
Para atingir esse objetivo, os engenheiros do centro de pesquisa e desenvolvimento da empresa criaram uma linguagem que combinava proporções avançadas e que seguiam as tendências, estilo agressivo e exclusiva e inovadora identidade Kia. O modelo chegou ao Brasil em fevereiro de 2006 e recebeu sua primeira atualização com o novo motor de 121cv, que segundo a marca possui potência igual ou até maior que motores 2.0 litros de veículos concorrentes.
Em 2006, o Cerato foi nomeado como um dos “Carros mais Ecológicos de 2006” pelo Conselho Americano de Economia de Energia Eficiente (ACEEE). Em 2005 a J.D. Power and Associates classificou o Kia Cerato em segundo lugar na categoria de Sedã Compacto no Estudo Inicial de Qualidade (IQS), ficando a frente de alguns de seus principais concorrentes. O sedã médio ainda recebeu a premiação da Consumers Digest’s como a “Melhor Compra” em 2005.