A JR Diesel, desmanche com foco na reciclagem de caminhões, implementou em seu processo de recuperação de cabines de caminhões a linha PPG Envirobase High Performance de pintura automotiva à base d’água. A JR alega ser a primeira empresa dedicada a veículos pesados a adotar a linha, com o objetivo de diminuir o impacto negativo na natureza.
De acordo com a JR Diesel, a linha da PPG é composta de tintas de pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito, com opções de verniz e primer, ambos à base de água. O diretor executivo da empresa, Arthur Rufino, explica que o produto proporciona uma redução de emissão de compostos orgânicos voláteis ou VOCs (Volatile Organic Compounds) de cerca de 80% em relação às tintas convencionais, além de melhor rendimento e acabamento. “O índice reduzido de VOCs também beneficia a saúde do colaborador que realiza a aplicação”, ressalta Arthur.
A linha de pintura à base d’água também permite ganho em produtividade, já que, segundo Arthur, o processo de preparação das tonalidades, aplicação e cura da tinta é mais rápido. “Economizamos também no tempo de retrabalho e repintura, consequentemente, conseguimos fazer mais coisas em menos tempo. Sem falar no desperdício de tinta, que é praticamente zero”, conta.
Segundo a JR Diesel, com a tinta convencional, era preciso três galões de 3.600 ml de tinta convencional (10.800ml) e 62 horas para a cabine ficar pronta. Agora, com a linha à base d’água, são usados seis litros de tinta à base de água e um litro de verniz, e apenas 4 horas para a secagem.