A Johnson Controls apresentou o processo de logística reversa para a reciclagem de baterias pela internet na XII Conferência das Cidades, realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília/DF. Desde que a ação foi implantada, em 2005, a empresa já recolheu mais de oito milhões de baterias.
O evento foi organizado pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, da Câmara dos Deputados, com o tema sobre a política nacional de resíduos sólidos, instituída pela lei 12.305/10, de agosto de 2010.
A companhia foi a única fabricante de baterias a participar do evento, juntamente com a ABBAI – Associação Brasileira de Baterias Automotivas e Industriais, por intermédio de Leonardo Maia Moll, diretor de relações institucionais.
No processo de logística reversa, estabelecimentos que trabalham com baterias, independentemente da marca, se cadastram no sitewww.ecosteps.com.br e passam a ter as baterias usadas recolhidas por distribuidores da rede Johnson Controls.
Desta forma, o material é encaminhados para o processo de reciclagem. Segundo a empresa, o plástico e o chumbo são transformados em matérias-primas para a produção de novas baterias, enquanto o ácido sulfúrico e a água são tratados e destinados de maneira apropriada para não agredir ao meio ambiente.