A Jeep, marca pertencente à Chrysler e agora também ao Grupo Fiat, está iniciando uma série de seis lançamentos que fará no Brasil ao longo de 2012. De acordo com a empresa, o objetivo é dobrar o número de vendas com relação ao ano passado. Os dois primeiros impulsos para alcançar a meta são o SUV Compass e as novas motorização e caixa de marchas do clássico Wrangler, que carrega em si os 71 anos de história do Jeep original construído para as Forças Aliadas na Segunda Guerra Mundial.
O Compass, que já existe na Europa desde 2007, vem para ocupar a faixa de mercado abaixo do famoso Jeep Cherokee. Mais voltado para o uso urbano e com apelo jovem, o novo modelo tem espaço para cinco ocupantes, com 4.448 mm de comprimento, 1.718 mm de altura (considerando o rack de teto), 209 mm de altura máxima em relação ao solo, 1.424 kg de peso total e 51,1 litros de capacidade no tanque de combustível.
O motor é um bloco 2.0 a gasolina, feito em alumínio, com 4 cilindros em linha e duplo comando roletado no cabeçote, capaz de desenvolver 156 cavalos a 6.300 rpm e 19,4 kgfm de torque a 5.100 rpm. A Jeep afirma que gastou R$ 4 milhões em desenvolvimento para adaptar o motor à gasolina brasileira, devido aos 22% de etanol contidos no combustível nacional. Ainda segundo a marca, o modelo atinge até 9,8 km/litro no consumo urbano.
Para facilitar a vida do motorista no trânsito pesado das cidades, o carro vem equipado de série com câmbio automático Jatco CVT2, com relação continuamente variável, que simula 6 velocidades no modo sequencial Auto Stick. Outros itens de série importantes são o freio ABS, ESP, controle de tração, dispositivo de monitoramento de pressão nos pneus, ar condicionado, direção hidráulica, seis airbags e apoios de cabeça ativos, que protegem melhor os ocupantes em caso de colisão.
Tradição com mais força
Já o Wrangler, símbolo da marca, agora é equipado com o motor Pentastar V6, já utilizado em outros modelos do Grupo Chrysler, tanto na versão duas portas quanto na versão Unlimited, estendida, com quatro portas. O bloco tem capacidade cúbica de 3,6 litros e duplo comando no cabeçote e, graças a ele, a montadora afirma que o modelo ficou 40% mais potente, agora podendo alcançar 284 cv a 6.350 rpm e torque de 35,4 mkgf a 4.300 rpm.
Mesmo com o aumento de potência, a Jeep declara que o consumo do Wrangler é de 9 km/l, resultado obtido graças ao desenvolvimento do bloco na parte de redução de atrito de peças e eficiência energética. Mas a potência e o torque adicionais do Pentastar V6 fizeram com que a suspensão do modelo fosse retrabalhada, principalmente os amortecedores, para melhorar o equilíbrio do modelo tanto no asfalto quanto no off-road.
O novo câmbio do Wrangler é o mesmo que equipa o Jeep Grand Cherokee: automático, de cinco marchas, com controle adaptativo eletrônico ou controle manual sequencial Electronic Range Select (ERS), e embreagem conversora de torque modulada eletronicamente. A transmissão ainda tem a caixa de transferência NV241 Command-Trac, que permite a variação de tração de 4×2 (traseira) para 4×4 ou 4×4 reduzida.
Confira a tabela de preços para os lançamentos da Jeep:
Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, mais Espírito Santo
Jeep Compass: R$ 97.900
Jeep Wrangler (2p): R$ 127.299
Jeep Wrangler Unlimited (4p): R$ 137.099
Região Sul, mais São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Jeep Compass: R$ 99.900
Jeep Wrangler: R$ 129.900
Jeep Wrangler Unlimited: R$ 139.900