A Iveco vai operar em ambiente urbano na Europa um EuroCargo híbrido diesel –elétrico de baixas emissões de carbono equipado com motor Tector Euro V Diesel, de 4 cilindros, 16 válvulas e 160vc (118kW), que trabalha em combinação com um motor gerador elétrico de 60 cv (44kW), uma caixa de câmbio automática de seis velocidades e uma bateria de lítio e íon de capacidade estimada em 1.9kW. As partidas são feitas no modo elétrico, que também ajuda nas acelerações e subidas , ajudando pela função Stop & Start e freio regenerativo.
O veículo será utilizado para entregar produtos da Coca-Cola – empresa parceira da montadora no projeto que vai verificar a viabilidade da utilização da tecnologia híbrida para caminhões comerciais- em Bruxelas até o final de julho. A montadora já comercializou na Europa ônibus híbridos e agora inicia testes de campo com um produto com trem de força híbrido diesel-elétrico.
A expectativa é que com esta tecnologia diminua as emissões de CO2 em até 30%, dependendo do tipo de utilização do veículo. O caminhão híbrido da Iveco seguirá uma rota de entrega específica em Bruxelas, com 20 quilômetros de extensão, por quatro meses. Conforme informações da Iveco, o EuroCargo híbrido torna possível a distribuição e coleta de bens em cidades com uma economia de combustível de até 30% comparado aos veículos diesel convencionais.