A Iveco está lançando o seu novo caminhão médio produzido e desenvolvido em Sete Lagoas/MG: o Vertis HD. Disponível nas versões 9 e 13 toneladas com cabine estendida, o veículo vem equipado com o motor NEF 4, da FPT Industrial. Com a adaptação para a tecnologia Euro V, os motores ganharam redução de até 5,5% no consumo de combustível em relação à versão Euro III.
Além disso, os propulsores também tiveram incremento de potência. São 177cv (maior potência da categoria) e 570Nm a 1.250 rpm para a versão 9 toneladas. Já no caso da 13 toneladas o motor tem potência máxima de 182 cv e torque máximo de 610 Nm a 1.300 giros. Com o novo modelo, a montadora prevê ampliar para 7% seu market share no segmento de caminhões de 8 a 15 toneladas de PBT.
O chassi do Vertis HD foi construído com estrutura reforçada e diferenciada, com bitolas conforme padrão de mercado, possibilitando qualquer tipo de implemento. O basculamento também foi facilitado por um novo sistema, que também torna mais simples o travamento da cabine.
Para diminuir o ruído do caminhão, a Iveco desenvolveu um novo sistema de suspensão da cabine, com quatro pontos de fixação e novas molas e amortecedores. A suspensão primária também recebeu novas molas, amortecedores e suportes, além de uma nova barra estabilizadora.
Entre os itens de série encontrados nas duas versões estão faróis de neblina, volante com regulagem longitudinal e de altura, vidros elétricos, banco do passageiro duplo com dois apoios de cabeça, para-sol externo translúcido, escotilha de teto com regulagem, regulagem de altura dos faróis, cabine estendida, ar-condicionado, predisposição para rádio (antena e alto-falantes), assoalho da cabine revestido com material sintético, além de vários porta-objetos.
A versão 9 toneladas chega às concessionárias com preço público sugerido inicial de R$ 115 mil. Para a versão 13 toneladas, os valores começam a partir de R$ 135 mil. O Iveco Vertis HD já pode ser adquirido em todas as concessionárias da marca no Brasil.