O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) estará na Automec Pesados & Comerciais 2014 que ocorre de 1ª a 5 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi em São Paulo/SP. O objetivo da entidade na feira é reforçar a importância da certificação compulsória de componentes automotivos como forma de proteger a sociedade contra a proliferação no mercado de produtos de qualidade duvidosa, além de estimular a aplicação mais efetiva de ferramentas da qualidade no setor para tornar transporte de carga e passageiros mais seguros para a sociedade.
O gerente de Novos Negócios do IQA, Alexandre Xavier, comenta que o programa de certificação compulsória de itens de segurança automotiva avançou bastante nos últimos quatro anos, com a inclusão de diversos itens, sendo o mais recente material de atrito de pastilhas e lonas de freios pra automóveis, ônibus, caminhões, e reboques. “Muitos consumidores optam pela economia na aquisição da peça muitas vezes sem saber os riscos que correm, e uma forma de garantir qualidade é por meio da certificação compulsória, em que todos os fabricantes e importadores são obrigados a seguir normas técnicas elaboradas e aprovadas por especialistas”, afirma Alexandre.
Durante a feira, o IQA destacará o curso Avaliação Logística MMOG/LE V3, fruto de parceria exclusiva com Odette (Organisation for Data Exchange by Tele-Transmission in Europe), organização europeia sem fins lucrativos de suporte logístico para a cadeia de suprimentos da indústria automotiva. “As empresas que atendem a este treinamento estão em sintonia com os mais modernos processos logísticos adotados na Europa e Estados Unidos, sendo o MMOG/LE exigência obrigatória ou recomendação de diversas montadoras e grandes fornecedores de autopeças, tendo como resultado mais produtividade e rentabilidade no processo produtivo”, diz Alexandre.
A entidade também vai apresentar os manuais Regras ISO/TS 16949 4ª Edição, e o CQI 20 AIAG. O IQA explica que o primeiro manual foi totalmente reformulado, e apresenta critérios que devem ser implementados e mantidos por qualquer indústria que pretende conquistar ou manter sua certificação ISO/TS 16949. Já o CQI-20 aborda as técnicas necessárias para aumentar a cultura, fortalecer o processo, as habilidades e criar ferramentas de suporte para solução de problemas, visando melhoria na qualidade do produto, redução de custos e eliminação de desperdícios, por meio da prevenção aos eventuais problemas que podem ocorrer dentro da empresa.
Ainda na Automec, o IQA destaca área de certificação de serviços automotivos, como o Programa de Melhoria de Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD) que tem o objetivo de reduzir a emissão de fumaça preta por meio da correta manutenção dos veículos. O Programa PMMVD conta atualmente com diversas oficinas certificadas pelo IQA, em São Paulo, com serviços padronizados, certificadas pelo IQA onde são avaliadas se os seus equipamentos estão devidamente aferidos pelo Inmetro. “Por conta da piora da qualidade do ar, provocado pelo clima muito seco deste verão, a Cetesb tem intensificado a fiscalização contra a fumaça preta”, alerta José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA.
SERVIÇO:
4ª AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS 2014 (Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais)
Data: 1º a 5 de abril de 2014
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana)
Horário: Terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábado, das 9h às 17h
Site: www.automecpesados.com.br