O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) lança certificação para oficinas especializadas na reparação de transmissões mecânicas e automáticas. O novo serviço é realizado de acordo com a NBR 15760, que estabelece princípios gerais de inspeção, diagnóstico, reparação e substituição de transmissões.
Segundo Sérgio Ricardo Fabiano, gerente de Certificação de Serviços Automotivos do IQA, o novo serviço vem atender a demanda do mercado. “Desde 2000 cresce no País a fabricação de carros equipados com câmbios automáticos em razão da busca por conforto e comodidade especialmente nos centros urbanos, onde os congestionamentos alcançam índices cada vez mais elevados, o que torna a troca manual de marchas mais frequente e cansativa”, aponta.
De acordo com o IQA, a oferta da nova certificação acompanha também a tendência de especialização dos centros automotivos em áreas específicas de atuação. “As transmissões automáticas possuem sistemas muito específicos e com alto valor agregado, que requerem muita habilidade técnica, além de ferramental apropriado, para serem reparadas. Uma única falha de montagem pode danificar todo o conjunto”, alerta Sergio.
A certificação de oficinas especializadas na reparação de transmissões mecânicas e automáticas apresenta requisitos técnicos bem específicos para o reparo dos componentes, em relação a ferramentas, procedimentos e conhecimentos técnicos, além de requisitos básicos destinados a qualquer oficina. “É a garantia da qualidade no atendimento ao cliente”, afirma o gerente de Certificação de Serviços Automotivos do IQA.