O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) vai organizar novas turmas para treinamento na metodologia Seis Sigma, prática de gestão voltada para aperfeiçoar processos do trabalho. Desenvolvida em 1980, surgiu como um medidor de defeitos para melhoria da qualidade, por meio de técnicas e estatísticas apoiadas em softwares.
A certificação profissional do programa é dividida nas formações Green Belt, Black Belt e Master Black Belt. O primeiro grupo, destinado à formação de Green Belts, inicia em 25 de fevereiro e finaliza em 30 de junho, e o segundo vai de 14 de julho a 24 de novembro.
Já o treinamento de Black Belt tem início em 14 de abril e encerra em 24 de novembro. “Este é um treinamento mais extenso, pois o black belt é um especialista em Seis Sigma e lidera as equipes de green belts nos projetos”, diz Alexandre Xavier gerente de Novos Negócios do IQA.
Ele lembra que para ser black belt o aluno não precisa ser, necessariamente, green belt. O treinamento de formação e certificação de Masters Black Belt acontece entre 5 de maio e 25 de agosto, voltado aos black belts mais experientes.
Os treinamentos ocorrem aos sábados, com carga horária de oito horas por dia. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site do IQA (www.iqa.org.br). Mais informações pelo telefone 11.5533-4545.