626-IQA-VIAÇÃO-COMETA-TXTO

O IQA (Instituto da Qualidade Automotiva), organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, entregou certificados de conformidade, para as 10 oficinas de manutenção da frota Viação Cometa, espalhadas pela região Sudeste, no escopo Centro de Reparação de Veículos Pesados. Baseada em normas ABNT, a certificação atesta a capacidade das oficinas de realizar reparos dentro de processos e procedimentos que garantam a qualidade dos serviços. Entre os itens avaliados estão processo de gestão, procedimentos de trabalho, ferramental, qualificação dos profissionais, instalações e controle sistêmico disponível (software).

Para Fernando Guimarães, diretor executivo da Viação Cometa, a certificação solidifica a trajetória de sucesso da empresa. “O processo contribuiu para fortalecer a responsabilidade que temos em zelar pela nossa frota e isso certamente nos coloca em posição de destaque nesse mercado competitivo em que atuamos”, avalia Guimarães. A solicitação partiu da Viação Cometa, que buscava um organismo certificador independente para avaliar o trabalho desenvolvido na manutenção dos ônibus de sua frota. “O IQA foi escolhido por ter expertise neste setor e possuir um corpo técnico especializado”, avalia Sérgio Fabiano, gerente de Serviços Automotivos do IQA.

Concluído em novembro, o processo de certificação das 10 oficinas levou oito meses. “O processo foi facilitado porque a Viação Cometa já possuía um rigoroso controle dos processos, mas foi longo, pois contemplou as suas diversas garagens, sendo oito no Estado de São Paulo e duas em Minas Gerais”, conta Sérgio Fabiano. Para o gerente de Serviços Automotivos do IQA, as certificações mostram a preocupação da Viação Cometa com a qualidade da manutenção dos ônibus e dos serviços prestados aos seus clientes. “A empresa segue rígidos padrões de manutenção e reparação, conforme as indicações do fabricante com manutenções preventivas”, afirma.