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Instalação dos amortecedores exige atenção com os coxins

Nakata suspensão

Mecânico deve ficar atento a diferenças nos coxins, como setas, ressaltos, furos e chanfros, para não errar na instalação

 

A Nakata alerta para os diferentes posicionamentos dos coxins na hora da instalação dos amortecedores, o que exige atenção especial por parte dos mecânicos.

“É preciso ter muita atenção na hora de montar os coxins. Não adianta improvisar e tirar fotos antes da desmontagem já que os coxins podem estar com a montagem errada”, afirma Eduardo Guimarães, técnico da Nakata. Se houver erro, os problemas podem incluir folgas, ruídos e até comprometer o alinhamento do veículo.

O especialista lembra que é grande o volume de posicionamentos especiais. No Vectra, por exemplo, no localizador da mola helicoidal, há dois dentes que precisam ficar alinhados com o início da mola, na base inferior da amortecedor. Ainda na linha GM, esse sistema também é usado na suspensão dianteira de modelos como Agile, novo Corsa, Astra e Kadett, entre outros.

Por outro lado, na linha Fiat, a primeira geração de Palio, Siena, Strada e Palio Weekend têm um ressalto. Guimarães afirma que, nos veículos com direção hidráulica, o indicador deve ser colocado virado para frente do carro. “Se a direção for mecânica, a montagem será feita ao contrária”, completa.

Outro exemplo é o Civic 2006 a 2016, em que há uma seta, que deve ficar para parte dianteira do automóvel. Por isso, recomendação da Nakata é que o mecânico fique atento aos posicionamentos dos coxins e anote diferenças nas peças, como setas, ressaltos, furos e chanfros. Na dúvida, consulte o fabricante: a Nakata disponibiliza a Central de Atendimento pelo telefone 0800-707-8022.

Comentário em “Instalação dos amortecedores exige atenção com os coxins

  1. Olá!

    Gostaria de deixar uma sugestão que talvez um veículo de comunicação possa ter mais força para solicitar aos fabricantes de auto peças.

    Porque os fabricantes não fornecem este tipo de informação nas embalagens dos componentes? Se tem as informações técnicas para fabricação, poderiam fornecer este tipo de informação para auxiliar nós reparadores que confiamos e somos os responsáveis pela propaganda e manter essas empresas no mercado ao recomendarmos aos clientes e comprar nas auto peças.

    Concordo que informação, principalmente técnica, também tem valor assim como nossa mão de obra, mas algumas informações, como para os componentes da matéria, deveriam ser fornecidas uma vez que já está sendo pago um valor pelo componente. Entendo que de repente poderia encarecer o custo de produção enviar algum material impresso, mas nessa era digital um simples QR Code na embalagem direcionando para o site com a informação técnica referente ao componente seria muito útil.

    Agradeço a atenção e parabenizo toda equipe da revista que nos ajuda muito com muita informação de qualidade.

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