Comitiva brasileira esteve em Guangzhou para fortalecer parceria e alinhar ações em mobilidade elétrica e transição energética
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) avança em sua atuação internacional e amplia parcerias estratégicas para preparar o Brasil para as novas tecnologias do setor automotivo. Na sexta-feira (26), o presidente da autarquia, Márcio André Oliveira Brito, acompanhado de uma comitiva, realizou uma visita técnica à GAC Motor, em Guangzhou, na China, com o objetivo de fortalecer a cooperação em mobilidade inteligente e na transição energética, no âmbito do Memorando de Entendimento (MoU) firmado entre as instituições.
A programação se estendeu até sábado (27) e incluiu apresentações sobre pesquisa, desenvolvimento e testes de veículos autônomos, motores a hidrogênio, motores flex e flex-híbridos adaptados ao mercado brasileiro, cálculo de autonomia de veículos elétricos e regulamentação de baterias. Estão previstas, ainda, sessões de intercâmbio técnico entre as equipes e um encontro dedicado ao setor energético.
“Vivemos um momento ímpar no Inmetro, com a oportunidade de contribuir para a regulamentação de veículos autônomos, baterias e infraestrutura de recarga no Brasil”, destacou Márcio André. “A parceria com a GAC nos proporciona acesso a conhecimento de ponta e reforça o compromisso do governo em oferecer soluções seguras e inovadoras aos consumidores”, acrescentou.
Cooperação técnica e regulatória
Durante o encontro, a GAC ressaltou seus mais de 70 anos de experiência na indústria automotiva e três décadas de parcerias estratégicas com Toyota e Honda. A empresa apresentou seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias próprias e destacou que o Brasil é considerado um mercado prioritário, revelando que há um projeto avançado para a instalação de uma fábrica no país.
“Queremos que o Inmetro continue sendo um parceiro estratégico, contribuindo para a desburocratização de processos e para a introdução segura de novas tecnologias no mercado brasileiro”, afirmou Wayne Wei, presidente da GAC International.
Próximos passos
A expectativa é de que os trabalhos avancem no fortalecimento da cooperação tecnológica em baterias e infraestrutura de recarga para veículos elétricos e autônomos, incentivando a produção local e atraindo investimentos estratégicos para o Brasil.





