Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Inmetro passa a certificar a qualidade das autopeças

A partir de 2011, as autopeças começam a receber certificação compulsória do Inmetro que garante ao consumidor a qualidade do produto. De acordo com a portaria nº 445 do Inmetro, a primeira autopeça a ter certificação será a roda de aço e alumínio. Para o mercado da reposição automotiva, a certificação das autopeças representa um avanço e uma forma de garantir ao consumidor produtos com qualidade comprovada pelo Inmetro.

Segundo o coordenador do Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), Antônio Carlos Bento, a certificação compulsória em autopeças inibirá a falsificação e pirataria de produtos, assim como impedirá a entrada de mercadorias que não atendem os padrões de qualidade exigidos pelo mercado. “Estamos falando de um assunto sério que envolve a segurança de milhões de pessoas. Peças que não têm qualidade podem provocar graves acidentes”, alerta Bento.

Também foi publicada a portaria que disponibiliza para consulta pública por 30 dias o texto definitivo dos requisitos de avaliação de conformidade para os seguintes componentes automotivos:

– Amortecedores da suspensão;
– Bomba elétrica de combustível para motores do ciclo Otto;
– Terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e conjuntos de barras axiais;
– Buzina ou equipamentos similar utilizado em veículos rodoviários automotores;
– Pistões de liga leve de alumínio, pinos e anéis de trava (retenção);
– Anéis de pistão;
– Bronzinas;
– Lâmpadas para veículos automotivos;
– Cintos de segurança.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php