Sistema evita reação em cadeia de combustão nas células da bateria
A Hyundai Mobis apresentou uma nova tecnologia capaz de extinguir incêndios em células de bateria de forma imediata, por meio da pulverização direcionada de um agente extintor. O sistema consegue evitar a propagação do calor para células adjacentes, impedindo a ocorrência de uma reação em cadeia de incêndio entre as células.
O sistema é composto por um conjunto que inclui o dispositivo extintor, um invólucro para a bateria, um sistema de gerenciamento (BMS – Battery Management System) e um software para controle em tempo real.
Segundo a empresa, ao invés de apenas atrasar a reação em cadeia de incêndio entre as baterias com materiais resistentes ao calor como nos sistemas existentes, o objetivo da nova tecnologia é impedir que ele ocorra desde o início. Para isso, sensores instalados na bateria coletam dados em tempo real sobre temperatura, tensão elétrica e pressão interna. Com base nessas informações, o sistema consegue identificar anomalias, determinar o local exato do risco e acionar de forma precisa o agente extintor.
O agente extintor utilizado é feito especificamente para interromper incêndios em baterias e apresenta propriedades superiores de resfriamento, isolamento e penetração quando comparado a extintores comuns.
O sistema de segurança também pode ser aliado com a nova tecnologia de resfriamento de baterias da Hyundai Mobis, já abordada pela revista O Mecânico, aumentando a segurança geral dos veículos elétricos e híbridos.