Hyundai Mobis desenvolve novo sistema de resfriamento para baterias de veículos elétricos

Tecnologia visa diminuir os tempos de carregamento e aumentar a vida útil das baterias

Temperaturas, em Celsius, do sistema de resfriamento com placa de alumínio, na esquerda, e resfriamento com tecnologia PHP, na direita

Empresa do Grupo Hyundai que fabrica peças automotivas, a Hyundai Mobis apresentou uma nova tecnologia de resfriamento de bateria para evitar o superaquecimento durante o carregamento rápido de veículos elétricos, chamado de PHP – Pulsating Heat Pipe, “Tubo de Calor Pulsante”.

O sistema é composto por uma liga de alumínio e um fluido de refrigeração, que é instalado entre as células da bateria para reduzir a temperatura interna gerada durante o carregamento. Com isso, é possível aumentar a potência total de carga, diminuindo o tempo de carregamento, além de aumentar a vida útil do componente.

Visualização em corte do sistema PHP

Utilizando tecnologia baseada no resfriamento de dispositivos eletrônicos, como CPUs de computadores e smartphones, os materiais possuem maior capacidade de dissipação térmica. Internamente, os tubos do sistema de refrigeração difundem o calor por meio da vibração e circulação do líquido de resfriamento.

Segundo a empresa, o desempenho de transferência térmica entre a bateria e o meio é cerca de dez vezes superior ao do alumínio convencional, chegando a quase 20 graus de diferença quando comparado a uma placa de resfriamento de alumínio padrão. A nova tecnologia ainda não tem previsão de chegada aos veículos comercializados no mercado brasileiro.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php