Honeywell mostra a evolução dos motores turbo nos últimos 50 anos

A Honeywell, fabricante dos turbos Garrett, celebra os 50 anos da primeira aplicação de turbo em um carro leve mostrando a evolução da tecnologia desde então. De acordo com a empresa, a avaliação mostrou que a turboalimentação contribuiu para a redução do consumo de combustível e de emissões em mais de 60%, se comparados com os números dos motores aspirados produzidos na década de 60.

Para demonstrar a evolução dos números, as características do primeiro motor turbo de série, o V8 do modelo Oldsmobile F85 Jetfire de 1962, foram colocadas em comparação com o motor VW 2.0 TSI de 4 cilindros que equipa atualmente modelos como Jetta, Tiguan, New Fusca e Passat.

Conforme os dados da empresa, o motor VW produz 211 cv de potência, praticamente a mesma do V8 com o primeiro turbo, com 215 cv, e com a metade dos cilindros. A faixa de torque do VW é de 280 Nm, superior aos 270 Nm do motor do Oldsmobile. A potência específica também aumentou significativamente: de 61 cv/l no Oldsmobile para 105,5 cv/l no VW, ou seja, 58% a mais.

“O uso de materiais mais leves e resistentes, desenvolvidos ao longo desse período, o desenho mais aerodinâmico dos rotores, a geometria da área de fluxo aerodinâmico de gases e a aplicação de novas tecnologias, entre as quais, a geometria variável para as aletas e o uso de rolamentos para os rotores dos turbos, permite que seja possível 5 veículos de hoje circularem para corresponder à emissão de apenas um automóvel da década de 60”¸ salienta Christian Streck, gerente de engenharia e negócios da Honeywell Turbo Technologies.

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