Honeywell investe na qualidade de turbos

A Honeywell Turbo Technologies iniciou 2007 com um equipamento de medição de partículas eventualmente existentes nos componentes recebidos dos fornecedores para a produção de turbos Garrett, de aplicação em motores diesel. Trata-se do Cleanliness Measurement Machine, equipamento que foi instalado na unidade de Bonsucesso, em São Paulo. O responsável pela área de Metrologia da empresa, João Edilson Diniz, explica que a instalação da máquina produzida na Alemanha exigiu investimento de US$ 70 mil.

A máquina faz a limpeza de partículas, mede e conta as peças e em seguida as submete a um processo de lavagem por meio de banho em isoparafina. Após o banho, esse líquido passa por um filtro tipo milipore, com poros de 0,005 mm, para eliminar partículas metálicas provenientes das etapas de fundição e usinagem.

Esse equipamento foi instalado na sala de auditoria do produto, junto a inspeção de recebimento de componentes e faz parte do controle de qualidade da companhia, conforme procedimento da norma QCI 9310-122, que tem por objetivo elevar ainda mais a qualidade dos produtos fabricados pela Honeywell.

“A implementação da norma QCI 9310-122 determina a lavagem e filtragem de forma automática e com isso garante aos produtos Garrett o mais alto padrão de confiabilidade do mercado nacional. Além de evitar danos pela ausência de materiais estranhos, elimina problemas de ruídos e desgaste prematuro, geralmente provocado pela contaminação do óleo que lubrifica o sistema”, salientou Diniz.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php