Honeywell aumenta sua equipe de engenheiros na Formula Truck

Trabalhando em conjunto com a equipe Iveco da Formula Truck, a Honeywell está ampliando sua equipe de engenheiros que acompanham as corridas da categoria. A Honeywell fornece os turbos Garrett para a equipe, e a parceria, até agora, está mostrando um ótimo resultado na pista: um dos pilotos da Iveco, Beto Monteiro, é o líder dos Campeonatos Brasileiro e Sul-Americano da categoria em 2012.

O engenheiro de aplicações da Honeywell, André Mitsumori, explica que as informações obtidas em pistas complementam as dos laboratórios e antecipam os registros de campo. “Uma corrida de uma hora corresponde à utilização superior a um ano de um turbo em condições normais”, afirma o engenheiro, “porque a carga transmitida ao componente é extremamente alta e nos antecipa informações importantes para aperfeiçoamento dos modelos atuais e para o desenvolvimento de novos produtos para o mercado”, salienta.

Mitsumori expica que o turbo Garrett que equipa os motores FPT Iveco Cursor 13 dos caminhões Iveco é o Garrett Ball Bearing, que conta com a aplicação de rolamento em vez de mancais convencionais para o eixo do conjunto rotativo. Segundo o engenheiro, a tecnologia Ball Bearing resulta em aceleração até 70% mais rápida, além de maior resistência em relação ao turbo convencional. Esse ganho colabora para acelerações eficientes, por exemplo, em retomadas de aceleração nas saídas de curva e redução na emissão de fumaça.

A Honeywell tem tradição em desenvolvimento de seus componentes utilizando as competições automobilísticas, já que mantém uma invencibilidade na corrida 24 Horas de Le Mans de 11 anos, equipando os carros de Audi e Peugeot. A fabricante lembra que também obteve sucesso na “era turbo” da Formula 1, nos anos 80, e em outras categorias, como o Campeonato Mundial de Rali (WRC).

 

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