A Honda apresentou a terceira geração do monovolume Fit, agora com visual mais esportivo e espaço interno ampliado. O modelo será comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5 i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração “Earth Dreams”, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT.
O motor 1.5L i-VTEC FlexOne é equipado com controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas, e é capaz de gerar 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgfm a 4.800 rpm, com etanol. Entre as modificações para receber o sistema FlexOne (que dispensa o tanquinho de gasolina), o motor recebeu aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que, segundo a Honda, aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor aceleração e redução de consumo de combustível. Os números de consumo avaliados pelo Conpet mostram que o novo Fit, em relação à geração anterior, está 17% mais econômicos nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.
Também de acordo com a montadora, o sistema de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection) foi mantido, em conjunto com o módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) que, conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo, atua separadamente em cada injetor, de acordo com a necessidade de combustível do motor. Além de promover maior economia de combustível e máxima potência quando necessário, o sistema também traz mais durabilidade ao conjunto.
A transmissão CVT (Continuously Variable Transmission) na nova geração “Earth Dreams” apresenta uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e, consequentemente, economia de combustível. Segundo a Honda, as versões com CVT também evoluíram em relação à redução de peso (16% em relação ao câmbio automático de cinco marchas anterior) e à economia de combustível (elasticidade de rotação 12% maior que o câmbio automático de cinco marchas anterior).
O sistema de suspensão foi redimensionado para ocupar um espaço menor, mas com mais eficácia. A Honda explica que o novo sistema diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o que dá mais estabilidade. Foram adotados também novos amortecedores traseiros para aumentar o conforto.
Na direção, o Fit 2015 é equipado com o sistema EPS (Electric Power Steering), eletricamente assistido. Segundo a Honda, o esforço ao esterçar é reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e nas versões EX e EXL, a coluna de direção também pode ser ajustada telescopicamente.
O novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, é equipado com ABS. O modelo ainda conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões. A linha conta com três anos de garantia, sem limite de quilometragem.
Veja os preços públicos sugeridos:
Honda Fit 2015 EXL CVT: R$ 65.900
Honda Fit 2015 EX CVT: R$ 62.900
Honda Fit 2015 LX CVT: R$ 58.800
Honda Fit 2015 LX MT: R$ 54.200
Honda Fit 2015 DX CVT: R$ 54.500
Honda Fit 2015 DX MT: R$ 49.900
O modelo, fabricado na planta de Sumaré/SP, começa a ser vendido neste mês de maio. A partir do próximo ano, o Fit também será produzido na nova unidade de Itirapina/SP.