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A Honda celebra os 18 anos de produção do Civic no Brasil. O sedã médio foi o modelo que inaugurou a produção da Honda Automóveis no Brasil, há 18 anos (outubro de 1997), na fábrica em Sumaré/SP. A história do Honda Civic no Brasil começou em 1992, quando o governo brasileiro reabriu as importações e a Honda passou a comercializar o modelo. O carro estava em sua 5ª geração mundial e possuía mecânica moderna em comparação aos automóveis nacionais da época. Em seu primeiro ano de importação, foram apenas 280 unidades, mas em 1993, o volume subiu para 3.285 veículos.
Passados cinco anos e superando 12 mil unidades importadas, a Honda decidiu construir a fábrica em Sumaré, iniciando as atividades em outubro de 1997. Para começar a ser produzido no país, o modelo passou por algumas mudanças, com a tropicalização de itens como pneus, suspensão e sistema de injeção eletrônica para gasolina com etanol.
Naquela época, o Civic estava em sua 6ª geração mundial e era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica, equipado com vidros elétricos em todas as portas, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag e ABS em algumas versões. Essa geração ainda trouxe para o mercado o motor VTEC com comando de válvulas variável, uma tecnologia exclusiva da marca.
Nos três primeiros meses de comercialização do Civic nacional, foram vendidas 867 unidades. Em 1998, primeiro ano completo de vendas, a Honda totalizou 14.959 veículos. A demanda pelo modelo aumentou e, gradativamente, a capacidade produtiva da fábrica também cresceu.
O auge de vendas do Civic foi atingido em 2008 com a 8ª geração, fechando o ano com mais de 67 mil unidades comercializadas – na ocasião, a fábrica já produzia também o Fit e começava a linha do City. Nessa geração, foi introduzida a tecnologia flex e, na seguinte, houve a extinção do subtanque de gasolina para partida a frio.
Ao longo de seus 18 anos de produção no país, o Civic agregou diversas tecnologias, muitas delas pioneiras no mercado brasileiro, como o comando de válvulas variável (1997-VTEC), troca de marchas no volante (2006-paddle shift) e o sistema de economia de combustível e redução de emissão de poluentes (2012-ECON). Até setembro deste ano, somou mais de 590 mil unidades produzidas.
Evolução no Brasil
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1997 – A Honda inicia a produção do civic brasileiro, na 6ª geração do modelo. Em seu lançamento, era um dos veículos nacionais mais completos de fábrica. Equipado com motor VTEC, com comando de válvulas variável, que favorece o torque em baixas rotações e a potência em altos giros.
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2001 – Lançada a 7ª geração do Civic, com motor 1.7 e assoalho plano, proporcionando mais espaço e conforto para o passageiro do meio no banco traseiro.
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2006 – Lançamento da 8ª geração – New Civic. Com design marcante, painel de instrumentos em dois níveis e motor 1.8, modelo também trazia câmbio automático de cinco marchas com paddle shift (aletas atrás do volante) e a partir de novembro daquele ano adotou sistema flex.
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2007 – Lançamento do Civic Si, versão equipada com motor 2.0 de 192 cv. Foi o modelo nacional mais potente produzido na época.
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2011 – A Honda lança a 9ª geração do modelo, atualmente no mercado, com o comando Econ, que auxilia na redução do consumo de combustível e emissões; computador de bordo em LCD de 5” (i-MID); teto solar e navegador touchscreen integrado ao trânsito.
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2013 – O Civic ganha motores 2.0 nas versões LXR e EXR. Além dos motores 2.0, as novas versões passam a contar com sistema FlexOne, que dispensa o subtanque de partida a frio.
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2015 – Retorno da versão top EXR com mudanças no exterior e interior. Atualmente, a linha Civic é composta pelas configurações LXS, LXR e EXR. A versão intermediária LXR recebe modificações, como a inclusão dos sistemas VSA (controle de estabilidade e tração) e HSA (assistente de partida em rampa), também presentes na versão EXR, esta que ganha sistema de airbags de cortina, totalizando 6 airbags, e novo sistema multimídia com tela de 7” e navegador integrado ao painel, entre outros itens.

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