Para melhorar a qualidade da reparação de frotas de veículos leves e pesados, a Henkel criou o programa Pró-ativa. De acordo com a fabricante de adesivos, o programa funciona como uma consultoria, na qual a Henkel faz uma análise detalhada da situação das áreas de manutenção automotiva da frota da empresa contratante para identificar pontos que possam ser melhorados, seja na aplicação ou no treinamento da equipe. No final da consultoria, a Henkel lista todas as possíveis melhorias, quantidades de produtos a serem armazenados e o distribuidor de cada região que será o repositor das tecnologias indicadas.
O gerente de marketing da Henkel, Wander Machado, explica que a ideia do Pró-ativa surgiu de um programa já executado há vários anos pela Henkel para a indústria de manutenção e reparo. “Há cerca de cinco anos, adaptamos a iniciativa e implementamos pela primeira vez aqui no Brasil, tornando-se um programa global da Henkel devido ao sucesso e tamanho benefício proposto aos nossos milhares de clientes no mundo”, explica o executivo. Hoje, além do Brasil, o programa acontece também na América Latina e Europa.
Entre os clientes atendidos pelo programa, estão Casas Bahia, Jofege e Transportadora Contatto. Segundo a Henkel, o resultado para os clientes é uma maior capacitação profissional para a equipe, a utilização dos produtos corretos recomendados por montadoras e o acompanhamento técnico e da distribuição para logística de entrega de produtos.
“Não é possível mensurar uma economia exata gerada aos clientes, pois para cada empresa, aplicação e região temos uma medida diferente. Ou seja, a economia financeira para um cliente pode ser resumida em horas de mão de obra e para outros. Enfim, é possível gerar uma economia de 20 a 30%, mais ganhos com armazenamento, eliminação de paradas dispendiosas desnecessárias, como em frotas de ônibus e caminhões”, analisa Wander Machado.
A Henkel estima que, atualmente, mais de 500 pessoas já tenham sido treinadas pelo programa, mas, de acordo com Wander Machado, o objetivo do Pró-ativa é realizar uma consultoria detalhada e customizada para cada cliente e em sua satisfação, sem se focar apenas no número de pessoas treinadas.