Em solenidade realizada em 17 de dezembro, em Belo Horizonte/MG, o Grupo Fiat entregou R$ 640 mil em prêmios a 140 estudantes, filhos de funcionários da empresa, pessoas que apresentaram excelente desenvolvimento escolar nos ensinos médio e superior no ano passado. Em comparação a 2007, o Grupo investiu R$ 160 mil a mais na iniciativa.
A premiação, que incentiva os jovens a investir nos estudos, foi criada pelo Grupo Fiat, holding mundial com sede em Turim, em 1997. Desde sua primeira edição, a iniciativa já beneficiou 1.718 estudantes e distribuiu cerca de R$ 5 milhões em incentivos. Os vencedores são selecionados entre filhos de empregados das empresas do Grupo, com base no desempenho dos estudantes no ensino médio e na universidade. Os inscritos precisam ter concluído os estudos no ano anterior à premiação, que é de R$ 4 mil para a categoria ensino médio e de R$ 8 mil para o ensino superior.
Além do Brasil, o prêmio também é realizado em outros países, como Itália, Espanha, França, Polônia, Estados Unidos e China. A edição brasileira da iniciativa é a segunda maior do Grupo, atrás apenas da versão italiana. Aqui, os vencedores são escolhidos em cidades onde há empresas do Grupo: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Lavras e Nova Lima (MG); Curitiba (PR); e Amparo, Hortolândia, Mauá, Piracicaba e São Bernardo (SP).
” O prêmio valoriza os empregados, a educação e incentiva os filhos”, conta a advogada Camila Barbosa Santos, 24 anos, que venceu na categoria ensino superior. Filha de Gilberto Eustáquio dos Santos, empregado da Fundação Fiat, em Betim (MG), há cinco anos Camila também recebeu o prêmio destinado à categoria ensino médio. Ela conta que sempre gostou de estudar e, depois da primeira vitória, sentiu-se ainda mais motivada. “Todos precisam dedicar-se aos estudos. O mercado de trabalho está muito competitivo e este é o diferencial”. Agora, Camila sonha em investir os R$ 8 mil na compra de seu primeiro automóvel.