Superbanner - Texaco (30/08 a 24/01/24)

Goodyear testa tecnologia para manutenção de ar em pneus

Nos próximos meses, a Goodyear começa a testar a Tecnologia de Manutenção de Ar (AMT, sigla em inglês) em frotas de caminhões comerciais dos Estados Unidos. O projeto faz parte de uma pesquisa apoiada pelo Gabinete de Tecnologia Veicular do Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE, sigla em inglês).

18402

Segundo a empresa, a tecnologia AMT permite que os pneus se mantenham inflados mesmo quando frios, sem a necessidade de bombas externas ou eletrônicas. O sistema utiliza a tecnologia de bomba peristáltica para manter automaticamente a pressão dos pneus nos níveis desejados das frotas. Todos os componentes do sistema da AMT, incluindo a bomba, estão totalmente embutidos no pneu.

A Goodyear está desenvolvendo e testando sua Tecnologia de Manutenção de Ar desde 2011 e afirma que ela pode ajudar na economia de combustível e redução de dióxido de carbono, enquanto melhora potencialmente a vida útil do pneu, a durabilidade e segurança do revestimento, e elimina a necessidade de inflar os pneus manualmente. Durante a próxima fase de testes, várias frotas de caminhões nos EUA e no Canadá vão testar a AMT, ao longo dos próximos 18 meses em suas operações diárias.

“Este é um marco importante no desenvolvimento da AMT para o mercado de caminhões comerciais”, disse Joseph Zekoski, diretor técnico da Goodyear. “Os pneus equipados com a tecnologia AMT tiveram um bom desempenho nos testes e estamos ansiosos para entregar esse produto aos nossos clientes na próxima fase de testes.”

Conforme a Goodyear, os custos relacionados com pneus são o maior item de manutenção para os operadores de frotas de veículos comerciais. Apenas 44% de todos os pneus de caminhão estão dentro das 5 libras por polegada quadrada (psi) de sua pressão indicada e 7% estão com pressão inferior em 20 psi ou mais.

A pressão baixa também reduz a vida útil do pneu, como alerta a fabricante. Em comparação, os pneus inflados corretamente resultam em emissões mais baixas, maior vida útil do pneu, segurança reforçada e melhor desempenho do veículo. O sistema de AMT para pneus comerciais está sendo projetado para funcionar sob uma variedade de condições de operação e em recauchutagens diferentes.

Envie um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

css.php