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Goodyear detalha diferenças entre pneus de rua e de competições

A Goodyear, desenvolvedora de pneus de alta tecnologia, tanto para competições quanto para uso particular, explica as diferenças entre os dois produtos fabricados pela marca. Segundo a empresa, existem razões porque em dias de piso seco os pneus de competição são lisos, e o motivo porque não podem ser usados dessa forma nas ruas e estradas comuns.

O modelo Eagle de aro 18 polegadas, por exemplo, destinado para a Stock Car, é um pneu composto de borracha específica para uso esportivo. A diferença mais visível é que, em dias de piso seco, os pneus das pistas são lisos do tipo slick, para aumentar o contato com o solo e garantir melhor aderência.

Nos automóveis de passeio é impossível trocar os pneus sempre que começar ou parar de chover. “O papel das ranhuras é fazer a drenagem da água para uma melhor aderência ao solo quando a pista está molhada, evitando assim a aquaplanagem do veículo. Por isso, não devemos utilizar pneus lisos no carro de passeio”, diz Vinícius Sá, coordenador de Eventos Esportivos da Goodyear do Brasil.

De acordo com ele, o material dos pneus de competição é mais macio do que os de rua, especialmente para rodar em situações de alta velocidade. No entanto, não é adequado para rodar nas ruas, pois está sujeito a um desgaste mais acelerado, fator que, nas competições, torna a disputa mais acirrada.

Na Stock Car, as equipes sabem que os pneus devem ser substituídos quando o rendimento do carro diminui na pista. No caso dos motoristas comuns, o momento de trocar os pneus pode ser avaliado pelo sistema TWI (Trade Wear Indicator), localizado entre os sulcos. “É um ressalto de borracha que indica que resta apenas 1,6 mm de borracha na banda de rodagem, o tamanho mínimo permitido pela legislação brasileira”, explica.

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