A GM do Brasil realizou no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/06, a entrega do 1º Prêmio GM de Sustentabilidade para Concessionárias Chevrolet. A fabricante de veículos explica que o concurso reconhece as melhores práticas sustentáveis apresentadas pelas concessionárias – ou seja, aquelas práticas que trazem desenvolvimento econômico, preservando os recursos ambientais e gerando meios para que se promova um melhor equilíbrio no desenvolvimento social.
O júri, composto pelo Comitê de Sustentabilidade da GM do Brasil, avaliou os trabalhos apresentados por sete concessionárias finalistas, seguindo os critérios como inovação e relevância para o negócio. As inscrições estiveram abertas de 22 de abril a 16 de maio. Destas, três concessionárias foram premiadas, uma de cada divisão do país: a Absoluta, de Santos/SP, o Grupo Sponchiado Jardine, de Porto Alegre/RS, e a Topvel, de Barreiras/BA.

Na divisão Sul, a concessionária Sponchiado Jardine, fundada em 1929,foi premiada por incluir em sua rotina de operações, práticas de gestão voltadas à sustentabilidade, como a gerência de resíduos sólidos e o uso racional de insumos, além da captação e do uso automatizado da água da chuva. A loja também possui acesso universal para pessoas com necessidades especiais de locomoção por meio de rampas com inclinação adequada.
Já na divisão Norte, a concessionária baiana Topvel acabou de passar por uma grande reforma, cujo foco foi a sustentabilidade. A loja agora possui telhas iso-térmicas (melhoram o conforto térmico e demandam menos energia para as áreas refrigeradas), telhas translúcidas (permitem iluminação natural, poupando energia elétrica durante o dia) e torneiras com temporizador são alguns exemplos de materiais utilizados na construção. A empresa também faz o reuso de água para, por exemplo, a irrigação dos canteiros gramados. A GM dá grande destaque para a captação de energia solar.
Na divisão Centro e Oeste, a concessionária Absoluta de Santos/SP vem desenvolvendo, desde o segundo semestre de 2013, novos projetos com enfoque na melhora da organização e na sustentabilidade. Além dos trabalhos de reciclagem de óleos, filtros e panos propostos pela GM do Brasil, a empresa desenvolve ações que envolvem também a comunidade, como a Absoluta Running, uma corrida semanal entre os colaboradores com o intuito de incentivar a prática de atividade física. Durante o percurso, os integrantes distribuem sacolas biodegradáveis para a comunidade e recolhem lixos dispensados na praia.
“O objetivo maior deste prêmio, que será anual, é difundir e estimular a aplicação prática de ações baseadas nos princípios da sustentabilidade, gerando, assim, benefício para os concessionários e para toda a comunidade”, afirma Marcos Munhoz vice-presidente da GM do Brasil.