GM amplia Centro de Design no Brasil

O Centro de Design da General Motors da LAAM instalado no Brasil, que engloba a América Latina, África e Oriente Médio, passa por um processo de ampliação em suas instalações, para desenvolver veículos globais junto as áreas de Engenharia e Manufatura, a partir de São Caetano do Sul/SP. Desde 2006, esse centro tem a missão de desenvolver a arquitetura global das novas gerações de picapes médias a serem produzidas pelas fábricas da empresa no mundo.

Nesta ampliação, são investidos desde 2006 até setembro de 2008 cerca de US$ 36 milhões, tanto no aumento da estrutura física quanto na aquisição de novos e modernos equipamentos, além de contratação de novos profissionais. Segundo Carlos Barba, diretor de Design da GM para a Divisão LAAM, o Centro de Design da GM no Brasil terá seu tamanho triplicado, passando dos atuais 3.000 m² para 9.150 m² de área construída. Além disso, de 79 funcionários passará para 190 profissionais entre designers, modeladores digitais, responsáveis pela construção de protótipos e administrativo.

Com relação a equipamentos, que consumiram a maior parte do investimento, as quatro máquinas de Usinagem de Clay – equipamento utilizado na construção de superfícies físicas geradas a partir de uma imagem gráfica -, serão substituídas por 16 máquinas de última geração, mesmo equipamento que está sendo utilizado na GM nos Estados Unidos, além de novo produto de Estereolitografia (processo que solidifica camadas de resina foto-sensível por meio de laser, para prototipagem rápida de peças de alta precisão e finalização de superfícies) e renovação do parque tecnológico com padronização global de hardware e software, totalizando 23 tipos de equipamentos.

– Sala 3D
A sala 3D ou de realidade virtual receberá novos equipamentos duas gerações à frente das atuais, porém já era uma das três mais modernas do Brasil e é idêntica às dos Estados Unidos e países da Europa. Esse espaço permite antecipar a visualização do projeto, em tamanho real, de maneira muito próxima à realidade, bem antes da produção de um protótipo. Ela permite trabalhos simultâneos com outras subsidiárias da GM mundial.

Outras novas aquisições do Centro de Design são 16 máquinas modeladoras, utilizadas durante o desenvolvimento virtual (interno e externo) até a criação do ‘sketch’, uma representação gráfica significativa do visual dos veículos.

 

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