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Gauss lista motivos para a lâmpada durar menos

lâmpadas Gauss

Dicas da Gauss vão do manejo correto na instalação da lâmpada à checagem de outros componentes, como soquetes, conectores e cabos

 

Itens obrigatórios nos veículos e essenciais para a segurança viária, as lâmpadas merecem atenção para elevar a sua vida útil. Pensando nisso, a Gauss listou sete motivos que costumam fazer com que a lâmpada do farol queime mais rápido, durando menos do que o esperado.

Um exemplo é quando a lâmpada fica preta mesmo estando com pouco tempo de uso, parecendo que está queimando o seu envoltório. A Gauss explica que, dentro das lâmpadas halógenas, existem alguns gases que precisam de alta temperatura para realizarem seu ciclo e fazer ela brilhar. Porém, se o farol estiver rachado, mal vedado ou com entrada de umidade, estes gases não conseguem se manter nesta alta temperatura de trabalho. Daí acabam condensando e grudando nas paredes do bulbo, fazendo ele escurecer.

lâmpada Gauss

Outra dica é, ao fazer a instalação, jamais segurar as lâmpadas do tipo halógenas no bulbo diretamente. A oleosidade da pele pode provocar fissuras ou deformações no bulbo do vidro, por isso, use a espuma protetora que vem com a lâmpada ou use um pano limpo. O terceiro caso é se a lâmpada ficar frouxa dentro do farol, causando vibração. Nesse caso, certifique-se que ela esteja bem firme no local.

O quarto motivo listado pela Gauss é verificar o estado de conservação dos soquetes, conectores e cabos. Se eles estiverem com sinais de oxidação, resíduos de fuligem ou deteriorados, será necessária a troca. Caso haja infiltração de água, também pode ocorrer a queima prematura das lâmpadas.

lâmpada Gauss

O quinto motivo é a lâmpada não ser a correta para o veículo, especialmente lâmpadas de maior potência que as especificadas, que podem sobrecarregar o sistema. Nesse caso, elas consomem mais energia do que o sistema elétrico suporta, podendo causar sobrecarga elétrica, grande consumo de bateria e também danificar outros componentes, como soquetes, fiação e até provocar o derretimento do farol devido ao aquecimento excessivo. Por fim, a dica é verificar o alternador, que pode estar com problema de sobretensão, provocando a queima das lâmpadas.

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