Os colaboradores da SKF do Brasil tornaram-se referência mundial em boas práticas de gestão de negócios com a adoção do programa Six Sigma, em 2004. Desde que foi implantado, o sistema conseguiu gerar R$ 28,5 milhões de lucro operacional aos acionistas. A unidade nacional também lidera índices globais na SKF de projetos concluídos, participação de funcionários e tempo médio de conclusão de trabalhos.
Com o treinamento das equipes sob o programa, a empresa afirma que ficou fácil sugerir e elaborar projetos de melhoria contínua e de eliminação de desperdícios. Prova disto é que em 2004 foram concluídos apenas dois projetos. No ano passado foram encerrados 108 projetos. “As melhorias que conseguimos nesse período foram de extrema valia. Foram 372 projetos concluídos pela equipe da SKF em oito anos do programa”, diz Márcio Amorim, líder do programa na SKF do Brasil.
De acordo com a companhia, do total de projetos apresentados, 82% dos trabalhos são administrativos e o restante (18%) vêm da linha de produção. “Há participação da presidência ao chão de fábrica e em áreas como Recursos Humanos, Finanças, Vendas, Logística, Suprimentos, Engenharia, Marketing, Industrial e Serviços”, ressalta Márcio, lembrando que 92% da liderança brasileira já está capacitada em Six Sigma.
A metodologia Six Sigma foi criada na década de 80 pela Motorola com o intuito de eliminar perdas e desperdícios. Com o sucesso do programa na companhia, rapidamente se espalhou pelo universo corporativo. Existem hoje no Brasil muitas empresas que adotam o programa de melhoria contínua.